O Dia

SOLIDARIED­ADE DE PRESENTE

Aumenta no Rio o número de voluntário­s que recolhem doações o ano todo para entregar a famílias pobres.

- Do estagiário Matheus Ambrósio com supervisão de Joana Costa

Antevésper­a de Natal e voluntário­s de diversas regiões correm contra o tempo para garantir presentes para crianças. São pessoas comuns, que reservam parte do tempo para levar alegria e produtos acasas humildes, creches e instituiçõ­es. Não fazem isso só no Natal: cultivam a caridade o ano todo. A ONG RioSolidar­io calcula que o número de voluntário­s tenha aumentado em 25% este ano, um indício de que cada vez mais pessoas se dedicam à caridade e solidaried­ade.

Depois do trabalho, a cabeleirei­ra Renata Dias, 40 anos, não descansou nos últimos meses. Era hora de organizar os brinquedos, roupas e alimentos que arrecadou para a sétima festa de Natal, que será realizada amanhã, no antigo prédio do IBGE. “A meta este ano é alcançar 8 mil brinquedos ”, conta ela, que integra o projeto social A rua é nós, desde outubro de 2016 e considera que sua vida mudou. “Desapeguei, passeia reclamar menos e ajudar mais”, afirma. Depois da festa, que está marcada para as 10h, os voluntário­s do projeto social, farão uma carreata entregando presentes em comunidade­s da Barreira do Vasco, Dourado, Mandela, Amorim.

A empresária Carol Reis, 37 anos, lota a sala e a garagem de sua casa, em Duque de Caxias, para com doações que arrecada por meio dos pedidos feitos na página do Facebook Fazer o bem faz bem, criada por ela há dois anos. Os 700 brinquedos serão entregues acrianças, durante a festa de Natal, hoje, às 10h, no Lixão de Gramacho. Para levar as doações até lá, ela conta coma ajuda de um caminhão e de outros sete voluntário­s. “Cachorro-quente, pipoca, gelatina e muito amor! É tudo o que prometo realizar hoje para as crianças”. A decisão de se tornar voluntária, começou há cinco anos, quando se mudou da Zona Sul para Baixada Fluminense. “A mudança de bairro, me colocou diante de uma realidade que nunca tinha visto. Vi crianças comendo no chão, em potes de sorvete. Mexeu comigo. Mobilizei meus amigos e estamos aí até hoje”, explica.

Ainda na Baixada, sob um sol escaldante, um grupo de voluntário­s distribuír­am chinelos, panetones e alimentos para 320 crianças, moradoras do antigo Lixão, no Jardim Gramacho, domingo passado. Entre os integrante­s, estava Natalia Lima, 28 anos, fundadora do projeto social Voluntário­s Do Bem. O projeto, criado em 2012, recolhe mantimento­s, roupas e brinquedos que são entregues em orfanatos, creches e abrigos de animais. “Realizamos ação social no Lixão em todo último domingo do mês”, explicou. Os eventos são realizados sempre na sede do Projeto Gramachinh­os.

Hayandra Ribeiro faz há 10 anos um trabalho voluntário com o Grupo Jovens Solidários: leva alegria para os membros da Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo. A solidaried­ade não se limita ao Natal.

Para distribuir 700 brinquedos no Lixão de Gramacho, voluntária tem ajuda de caminhão

Aprendia desapegar, a reclamar menos e a ajudar mais. Minha casa está lotada de doações e ade outros voluntário­s também RENATA DIAS, do ARuaé Nós

 ?? DIVULGAÇÃO ??
DIVULGAÇÃO
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ?? Voluntário­s da Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo dedicam horas de seu tempo todo mês aos eventos que animam os pequenos internados
FOTOS DIVULGAÇÃO Voluntário­s da Casa de Apoio à Criança com Câncer São Vicente de Paulo dedicam horas de seu tempo todo mês aos eventos que animam os pequenos internados
 ??  ?? Carol criou projeto social e arrecada doações para a festa em Gramacho
Carol criou projeto social e arrecada doações para a festa em Gramacho
 ??  ?? Renata arrecada em média 5 mil brinquedos e faz a alegria de crianças
Renata arrecada em média 5 mil brinquedos e faz a alegria de crianças
 ??  ?? Natalia, da Voluntário­s do Bem, faz ações sociais em Jardim Gramacho
Natalia, da Voluntário­s do Bem, faz ações sociais em Jardim Gramacho
 ??  ?? Hayandra é ‘anjo’ em instituiçã­o de apoio à criança com câncer
Hayandra é ‘anjo’ em instituiçã­o de apoio à criança com câncer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil