O Dia

A regra que não vale para todos nas cadeias

Picciani, Paulo Melo e Albertassi não tiveram cabelos cortados, como os demais presos

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

As fotos dos deputados peemedebis­tas Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, presos em novembro, enfim foram incluídas no sistema de identifica­ção prisional. Apesar de estarem vestidos com o uniforme padrão dos outros internos, uma diferença é gritante: eles ainda não tiveram os cabelos cortados, regra adotada pela Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) a todos os outros internos.

A secretaria alega que os deputados possuem prerrogati­vas parlamenta­res e, por isso, não passaram pelo processo ao ingressar no sistema penitenciá­rio. No entanto, essa regra não existe na Constituiç­ão do estado.

O tratamento diferencia­do é criticado pelo especialis­ta em sistema prisional e promotor de Justiça, André Guilherme Freitas. “Não se pode confundir prisão especial, que é dada a presos com curso superior ou prerrogati­vas parlamenta­res, com tratamento especial. Presos, eles devem ter o mesmo tratamento igualitári­o aos dos outros internos, como o corte de cabelo, e nenhum outro benefício que não seja previsto em lei”, afirma o promotor de Justiça.

O advogado criminalis­ta Marcos Freitas, que tem vários clientes presos no Complexo de Bangu, confirmou que não existe essa prerrogati­va parlamenta­r. “A regra é cortar o cabelo para casos de prisão preventiva. Todos os meus clientes, inclusive, tiveram que fazer isso”, diz.

De acordo com a portaria 1.191/2008, que disciplina os tratamento­s no ingresso de presos no sistema penitenciá­rio federal, há a determinaç­ão para o corte do cabelo de presos a máquina número dois por questão de higiene. A barba ou bigode também devem ser retirados. Os estados podem optar por seguirem ou não o modelo federal.

A Seap, desde 2008, passou a seguir a portaria, tanto que o próprio ex-governador Sérgio Cabral, quando preso há um ano, teve o cabelo cortado. O DIA procurou as defesas dos parlamenta­res presos acusados de terem recebido propinas de empresário­s do setor de transporte, mas não obteve retorno.

 ?? REPRODUÇÃO ?? Ex-governador Sérgio Cabral passou pelo processo de corte de cabelos, como os demais presos do sistema prisional
REPRODUÇÃO Ex-governador Sérgio Cabral passou pelo processo de corte de cabelos, como os demais presos do sistema prisional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil