O Dia

ANIMAIS NÃO GOSTAM DE FOGOS

-

Principal protagonis­ta das festas de Réveillon os fogos de artifício são também os maiores vilões dos pets nessa época do ano. O barulho para eles é assustador e pode trazer vários problemas como medo, ansiedade e irritabili­dade, desse último compactuo também. O espetáculo das luzes no céu é lindo, mas o barulho... E o estresse que ele pode causar ao animal é tanto que ele corre risco até de se machucar com gravidade na hora das explosões.

Para amenizar os sintomas desse momento, o veterinári­o e fundador da Animal Place, Jorge Morais, dá algumas dicas e ressalta que, antes de qualquer método a ser adotado pelo tutor é imprescind­ível consultar um veterinári­o antes porque é ele que vai indicar o melhor a se fazer.

- Acomode o pet em um local onde possa mantê-lo em segurança e com menor ruído possível;

- Não deixe os bichos presos em correntes na hora dos fogos. Em pânico eles podem se machucar e até se enforcar;

- Mantenha as portas e janelas trancadas. Isso vai evitar que os pets fujam. Se morar em apartament­o, verifique se as telas de proteção das janelas e de outros locais estão firmes;

- Tape os ouvidos do animal com um chumaço de algodão parafinado (hidrófobo). Só não se esqueça de retirá-lo assim que o barulho cessar, já que podem causar infecções caso fiquem por muito tempo;

- Existe uma técnica chamada de TTouch, que consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea do corpo do animal seja estimulada, diminuindo assim, as tensões e a irritabili­dade. Alguns profission­ais são contra esse método e outros, a favor. Porém, ele não deve ser usado sem orientação do veterinári­o. A amarração de forma errada pode fazer mal ao pet.

- Nunca deixe o pet sozinho na hora dos fogos. A companhia do dono ajuda a passar mais segurança e amenizar o estresse. Siga essas dicas e tenha um ano novo feliz.

 ?? REPRODUÇÃO INTERNET ??
REPRODUÇÃO INTERNET

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil