O Dia

Luz na passarela que lá vêm elas

Misses de Queimados desconstro­em padrões de beleza e se preparam para concursos até fora do país

-

Elas chegaram às passarelas com uma missão: mostrar que a mulher pode ter outros padrões de beleza. As moradoras de Queimados, Cassiane Tavares e Joelma Alves, eleitas Miss Queimados e Miss Brasil Plus Size, respectiva­mente, se preparam para brilhar mundo a fora e disseminar a ideia de que existem outras belezas além daquelas enquadrada­s nos padrões da moda tradiciona­l.

Estudante de Direito e cerimonial­ista, Cassiane Tavares tem 26 anos e começou a pensar em ser miss em 2014, quando participou do ‘Musa Negra de Queimados’ e ficou entre as finalistas.

“No início eu achei que não daria muito certo. Mas depois eu comecei a me envolver muito com isso, e acabei decidindo participar e concorrer para valer. Estou levando meu sonho à frente e faço questão de comunicar a causa pelo qual eu luto que é a valorizaçã­o da beleza feminina, não importa o padrão. Todas somos bonitas, mesmo quando somos diferentes do que a sociedade diz que é o certo. Quando entendi isso passei a me sentir linda”.

A meta de Cassiane, que se prepara para o Miss RJ Turismo Latino chegar ao Miss Turismo Latino Internacio­nal, no Equador. Ela é a única candidata da Baixada Fluminense na competição. Ela tem estatura menor que as misses em geral e menos peso. Aos 31 anos, a professora de História Joelma Alves, mostrou que para ser bonita a mulher pode ter curvas. A atual Miss Diva Brasil Plus Size nunca tinha imaginado participar de um concurso de beleza. Aconselhad­a por uma maquiadora durante uma sessão de fotos, ela resolveu investir.

“Antigament­e não existia concursos para enaltecer a beleza das mulheres acima do peso. Na correria do dia a dia e de tanto a gente tentar se enquadrar em padrão de beleza que não é o real, muita mulher não se sente tão bonita. Quando me aceitei eu vi como eu era bonita, me sinto verdadeira­mente uma diva. Sou negra e gorda, sinto que assim como eu, as mulheres estão perdendo o medo, muitas me procuram, se identifica­m e me parabeniza­m. Quero servir de incentivo para todas”.

O sonho de brilhar em uma passarela pode estar mais perto. A Prefeitura de Queimados tem curso gratuito para formação de novos modelos. O objetivo é, além de lançar novos talentos, integrar jovens. As aulas acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque e abordaram temas como: postura na passarela, comunicaçã­o em público, cuidados com o cabelo, maquiagem e dicas de etiqueta e boas maneiras.

As matrículas começarão a partir de fevereiro. Em 2017 52 alunos se formaram e receberam certificad­o.

 ?? THIAGO LOUREIRO/DIVULGAÇÃO ??
THIAGO LOUREIRO/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil