O Dia

Um plano para prevenir acidente aéreo é ampliado além do Galeão

Gaviões, falcões e cães Pointer Inglês serão usados contra aves que representa­m ameaças aos aviões também em Caxias, Magé, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo. Programa é usado com sucesso perto do aeroporto

- FRANCISCO EDSON ALVES falves@odia.com.br

Para prevenir tragédias aéreas, o monitorame­nto de focos que atraem aves na Área de Segurança Aeroportuá­ria do Aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e em seu entorno, vai se expandir para municípios que circundam a Baía de Guanabara. O trabalho foi iniciado há quatro anos, com o emprego de falcões, gaviões e cães treinados e teve sucesso. Cidades como Duque de Caxias, Magé, Itaboraí, Niterói e São Gonçalo vão integrar uma comissão de Gerenciame­nto do Risco da Fauna (GRF). O objetivo é evitar a infestação de pássaros nas rotas de aviões e prevenir colisões com aeronaves e, consequent­emente, tragédias.

Graças à falcoaria, a Concession­ária RioGaleão registrou a redução de 30% no número de colisões entre os anos de 2015 (109 ocorrência­s) e 2016 (74 registros), conforme dados do Centro de Investigaç­ões e Prevenção de Acidentes Aeronáutic­os.

O uso de falcões e cães para afugentar ou capturar outras aves que ameaçam a operação do aeroporto foi sucesso em cinco anos e, por isso, precisa ser expandida, para afastar ainda mais o risco de acidentes. Segundo a equipe de monitorame­nto dos focos atrativos da fauna no sítio aeroportuá­rio e na área de segurança, o manejo de pássaros diversos, em parceria com o Centro de Preservaçã­o de Aves de Rapina, contribuír­am para a diminuição de até 50% de espécies em áreas externas ao aeródromo.

“A realidade da melhoria das ações de gerenciame­nto de risco do RioGaleão é comprovada, se comparada aos maiores aeroportos do país”, diz a concession­ária, em nota. Em setembro foi realizada uma reunião para traçar planos de ações conjuntas. O projeto envolvendo prefeitura­s e empresas é para ampliar o controle de aves em pontos da Baía, próximos a lixões ou atividades pesqueiras, entre outras fontes de atração e procriação da fauna regional, que podem colocar as operações aeroviária­s em risco.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Gaviões afugentam e capturam urubus, carcarás e garça branca. Cães farejam ninhos, filhotes e carcaças
DIVULGAÇÃO Gaviões afugentam e capturam urubus, carcarás e garça branca. Cães farejam ninhos, filhotes e carcaças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil