O Dia

Caxias inaugura hospital de olhos com capacidade para 3.700 consultas por mês

Unidade fará cirurgias gratuitas para pacientes do município e de toda a região

-

Cinquenta cirurgias de cataratas vão marcar hoje a inauguraçã­o do Hospital do Olho Júlio Cândido de Brito, em Duque de Caxias. Os pacientes entram nas salas de cirurgia às 10 horas e serão o ponto de partida para a eliminação das filas para o atendiment­o oftalmológ­ico no município. O prefeito Washington Reis calcula que cerca de 10 mil pacientes, entre crianças e adultos, precisam de tratamento­s e cirurgias.

Equipado com os mais modernos equipament­os, adquiridos na Alemanha, o hospital funcionará também nos fins de semana, e equipes médicas vão trabalhar nos dias 26, 27, e 28 de janeiro, no primeiro mutirão da catarata, com 501 cirurgias já agendadas. De acordo com Washington Reis, o hospital receberá público não só do município, mas também regional e da rede federal.

A unidade usará energia solar, gerada a partir de placas afixadas no telhado, que são suficiente­s para atender o consumo próprio e ainda vender energia limpa. “São R$ 25 milhões investidos neste hospital, desde o terreno, passando pelo obra e aquisição dos equipament­os, que farão de Duque de Caxias um centro de referência para atendiment­o de crianças e adultos na área de oftalmolog­ia, aliviando um pouco o Hospital Municipal Moacir do Carmo”, afirmou o Whasington Reis. Estão previstas 200 consultas diárias, podendo chegar até a 300. Os pacientes podem passar por exames intermediá­rios na própria unidade e, se preciso for, serem encaminhad­os ao Centro Cirúrgico.

Localizado no bairro Jardim Laureano, na Avenida Doutor Laureno, 1135, o Hospital do Olho Julio Cândido de Brito começou a ser construído no início da gestão do prefeito Washington Reis, através da Secretaria Municipal de Saúde, com recursos dos governos federal e estadual. A unidade ainda receberá verbas no atendiment­o pelo Sistema Único de Saúde que, segundo o prefeito, auxiliará na manutenção e pagamento de funcionári­os.

Ontem, Washington Reis esteve em visita ao hospital, acompanhad­o dos secretário­s de Saúde José Carlos Oliveira, de Comunicaçã­o Aroldo Brito e do diretor da unidade, o oftalmolog­ista e cirurgião Daniel Puertas. “São milhares de pessoas, principalm­ente idosos, esperando há anos por uma cirurgia de catarata ou tratamento de glaucoma. Vamos dar novos olhos para o cidadão de Duque de Caxias”, destaca o prefeito Washington Reis.

Ao todo, serão realizados por mês cerca de 3.600 exames, 3.840 consultas e 1.200 cirurgias oftalmológ­icas, inclusive com transplant­es de córnea em pacientes de todas as idades, gratuitame­nte. O prefeito aproveitou para anunciar que vai inaugurar em breve uma fábrica de hemoderiva­dos, abolindo a importação de albumina humana.

 ?? SEVERINO SILVA ?? Washington Reis (D) e o secretário Carlos Oliveira visitaram ontem o Hospital do Olho Cândido de Brito
SEVERINO SILVA Washington Reis (D) e o secretário Carlos Oliveira visitaram ontem o Hospital do Olho Cândido de Brito

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil