O Dia

Doutor Samuel assume que é gay

Flagrado pela mãe, personagem de Eriberto Leão na novela das nove abre o jogo e vai morar com Cido

- BÁRBaRa SaRYNE

Oque o doutor Samuel (Eriberto Leão), de ‘O Outro Lado do Paraíso’, sempre temeu está prestes a acontecer. Na primeira semana de janeiro, Adinéia (Ana Lucia Torre) vai desmaiar ao flagrar o filho vestido como uma mulher ao lado de Cido (Rafael Zulu). O susto, porém, é só uma faísca do que ainda está por vir: em breve, Suzy (Ellen Rocche) também encontrará Samuel e o motorista juntos e fará questão de espalhar para todos do hospital que o médico é gay.

“A princípio, vai ser terrível. O mundo dele acaba quando a mãe e a Suzy descobrem a verdade. Depois, a partir do momento que ele não precisa mais mentir, acho que vem um alívio muito grande”, adianta Eriberto.

A trama de Walcyr Carrasco, que é muito elogiada pelo intérprete de Samuel, vai trazer ainda mais surpresas para o núcleo do psiquiatra. Segundo o artista, após o escândalo, Samuel e Cido vão morar juntos. Suzy, que ficará muito próxima de Clara (Bianca Bin), descobrirá que está grávida do médico e também se abrigará no lar de Adinéia.

“Se o Cido vai ficar com a Suzy e o Samuel ao mesmo tempo? (risos). Eu não sei mesmo. Eu estava lendo (os capítulos) e chegou uma hora que foi meio que tombando para esse lado. Seria uma loucura, uma delícia artisticam­ente falando”, afirma Zulu.

A liberdade para ser quem sempre foi, junto com a notícia de que terá um herdeiro, mudará completame­nte a vida do diretor do hospital. A gravidez da enfermeira Suzy, que será de risco, também mostrará ao médico que, apesar de frio, ele sempre teve sentimento­s. “O filho dele será gerado perto dele com o namorado e com a mãe, que já o aceita. Esse cara será uma outra pessoa agora. Ele ficará aberto para sentir aquilo sem barreiras e sem punições”, conta Leão.

Intérprete de Cido, Zulu enxerga a nova fase do folhetim com bons olhos. Segundo ele, o motorista bissexual vai trazer leveza para a casa de Samuel e não ficará com o médico só por causa do dinheiro.

“O Cido é um bofe que gosta de outros bofes, mas nada supera o amor. Depois que ele tomou um tiro, viu que o Samuel moveu mundos e fundos para que ele se salvasse”, avalia o artista.

Para viver o personagem, o ator emagreceu oito quilos e fez a classifica­ção indicativa subir quando tirou a camisa. “Eu me surpreendi ali. Quando olhei, eu falei: ‘Eita, o bicho pegou’.”

REtRato da REalidadE

Diferentem­ente de seu personagem de “O Outro Lado do Paraíso”, Rafael Zulu diz que jamais se relacionar­ia com duas pessoas ao mesmo tempo. Para compor um personagem tão diferente dele, o ator diz que tentou se colocar no lugar de amigos e acabou tendo uma revelação.

“Eu comecei a fazer a novela e recebi uma mensagem de um amigo de muito tempo, lá de São Gonçalo, que vive a mesma história do Cido”, conta o artista.

Segundo ele, o desabafo do rapaz, que é bissexual, mudou seu jeito de interpreta­r o texto de Walcyr Carrasco. “Ele não abriu isso para o mundo, mas quando ele dividiu isso comigo de maneira tão rica, em detalhes, eu falei: ‘Cara, eu não tinha ido tão fundo e não tinha ouvido isso de ninguém’ ”, revela Zulu.

Eriberto Leão ficou surpreso quando soube da história contada pelo parceiro de cena e revelou que também já recebeu muitas mensagens nas redes sociais. A maioria, segundo ele, de pessoas que se identifica­m com o psiquiatra da trama das 21h.

“Antes, eu tive contato de uma maneira indireta com pessoas que conheciam histórias. Agora, recebo mensagens de pessoas que eram casadas, depois se assumiram e que foi difícil no início, mas hoje sabem que valeu muito a pena. Eu penso que isso é uma realidade”, argumenta o ator.

No lançamento da novela, em outubro, Eriberto afirmou que Samuel é o personagem mais difícil de sua carreira. Sem mudar de ideia, agora, ele explica que isso tem a ver com as tantas camadas que o doutor proporcion­a e aproveita para exaltar que a sexualidad­e não é o último tema discutido no folhetim.

“A nossa novela trata de várias outras questões que permeiam nas famílias brasileira­s e que são negadas. Existe um outro lado desse paraíso e só há uma maneira de a gente conseguir avançar, que é vendo as coisas como são.”

 ?? GLOBO/MARÍLIA CABRAL ?? Suzy (Ellen Rocche) e Samuel (Eriberto Leão): casal terminará a relação, mas ela descobrirá estar grávida
GLOBO/MARÍLIA CABRAL Suzy (Ellen Rocche) e Samuel (Eriberto Leão): casal terminará a relação, mas ela descobrirá estar grávida
 ?? GLOBO/RAQUEL CUNHA ?? Cido (Zulu): namorado do médico
GLOBO/RAQUEL CUNHA Cido (Zulu): namorado do médico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil