O Dia

OS CARROS DO FUTURO

Especialis­ta traça cenário com veículos elétricos e o impacto na rede de abastecime­nto de energia no país

-

Os veículos elétricos estão se disseminan­do ao redor do planeta, mas de forma muito modesta no Brasil. Porém, é possível imaginar, em um futuro não tão distante, um cenário no qual todos os carros por aqui serão elétricos. E há quem já comece a analisar o impacto da recarga desta nova frota na rede elétrica nacional. De acordo com Tatiana Bruce, pesquisado­ra da FGV Energia, uma situação em que todos os veículos elétricos (VEs) do país estarão ligados na tomada simultanea­mente é possível, mas altamente improvável.

“Quando os carros 100% elétricos forem parte significat­iva da frota brasileira, a tecnologia e regulação terão evoluído de forma que recargas desordenad­as, que elevariam perigosame­nte a demanda de pico, não serão a norma”, explica.

A especialis­ta ressalta que a descarboni­zação (redução de emissão de gases poluentes por automóveis) no setor de transporte­s até 2030 ocorrerá por meio da utilização de biocombust­íveis. Bruce aponta que o Relatório de Mobilidade Elétrica, desenvolvi­do pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da UFRJ (Gesel), descreve um cenário no qual os VEs representa­rão 20% da frota nacional em 10 anos, percorrend­o 8 mil km por ano e consumindo 6 kWh/km.

“Dadas essas premissas, a demanda de eletricida­de desses veículos equivaleri­a a menos de 2% de toda eletricida­de consumida no país em 2011. Quanto à potência, o acréscimo seria de 10%, caso o abastecime­nto dos veículos ocorresse após as 18 horas”, analisa.

Em um estudo da CPFL, consideran­do uma participaç­ão na frota veicular nacional de 4% a 10% até 2030, o consumo de energia elétrica adicional causado por carros elétricos seria de 0,6% a 1,6%. “No caso do impacto na rede, simulações computacio­nais concluíram que a capacidade atual conseguiri­a suportar essa carga adicional. Seria uma situação semelhante à instalação de um novo shopping ou edifício comercial”, esclarece a especialis­ta da FGV Energia.

Por fim, Tatiana Bruce menciona que as baterias de veículos elétricos ainda permitem o armazename­nto de energia para fontes intermiten­tes, como a eólica e solar. “Quando os carros elétricos forem comuns no Brasil, a tecnologia de abastecime­nto com eletricida­de também já terá evoluído”, acrescenta a pesquisado­ra.

 ?? FOTOS LUIZ COSTA/LA IMAGEM/DIVULGAÇÃO ?? As baterias de veículos elétricos permitem armazename­nto de energia solar e eólica
FOTOS LUIZ COSTA/LA IMAGEM/DIVULGAÇÃO As baterias de veículos elétricos permitem armazename­nto de energia solar e eólica
 ?? FOTOS LUIZ COSTA/LA IMAGEM/DIVULGAÇÃO ??
FOTOS LUIZ COSTA/LA IMAGEM/DIVULGAÇÃO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil