O Dia

Inflação negativa permite negociar redução no aluguel

Índice que reajusta contratos imobiliári­os fecha o ano com deflação de 0,52% e ajuda locatários. Confira dicas.

- MARTHA IMENES martha.imenes@odia.com.br

Com o principal índice que corrige os valores dos contratos de locação de imóveis em queda e a grande oferta de imóveis, quem mora de aluguel tem a oportunida­de de negociar a correção dos preços e até ganhar desconto. No consolidad­o do ano, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), registrou deflação de 0,52% a primeira anual desde 2009 (-1,72%) e a segunda taxa anual mais baixa em 28 anos, desde o início da série histórica, em 1989. O índice foi divulgado ontem pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Diante deste cenário, especialis­tas recomendam negociar com o proprietár­io do imóvel para convencê-lo a não reajustar e até, quem sabe, conseguir uma boa reduzida no aluguel. Uma boa estratégia é argumentar com o dono do imóvel que há grande número de unidades vazias e, principalm­ente, apontar que é melhor receber um valor menor do que deixar de receber. “Um imóvel vazio significa mais do que deixar de receber, representa gastos. O proprietár­io terá que arcar com despesas como condomínio, IPTU, e demais encargos”, diz a advogada e administra­dora Patrícia Assumpção, do escritório Assumpção & Castro.

Para o inquilino, vale negociar os valores antes de optar por trocar de casa ou apartament­o. Com os preços dos aluguéis em queda, é possível encontrar imóveis com valor mais em conta. E reduzir despesas é sempre uma boa medida, principalm­ente em uma situação de desemprego e crise econômica. “Se gosta do lugar onde mora e é bom inquilino, negociar pode ser vantajoso”, avalia a advogada.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Aumento na oferta de imóveis e queda do IGP-M podem favorecer na hora de negociar valor do aluguel
DIVULGAÇÃO Aumento na oferta de imóveis e queda do IGP-M podem favorecer na hora de negociar valor do aluguel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil