O Dia

Queda de 70% nos roubos na Lapa

Segurança Presente no bairro completa quatro anos com 5.473 presos

-

A Operação Lapa Presente completou ontem quatro anos com saldo de redução de 70% dos roubos a pedestres na região. De acordo com o governo estadual, desde o começo da programa, em 2014, 5.473 pessoas foram presas em flagrante, sendo 547 por roubo e furto. Além disso, 672 foragidos da Justiça foram capturados no bairro e houve mais de 37 mil ações de acolhiment­o a moradores de rua no período, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvi­mento Social.

“O grande diferencia­l da nossa operação é a sinergia entre os órgãos estaduais e municipais, que é que faz o sucesso da ação”, destacou o coordenado­r da iniciativa, major Leonardo Laureano.

A operação conta com 90 agentes estaduais, entre eles 45 PMs, que fazem a segurança da região a pé, de bicicleta e em viaturas. Os agentes atuam de domingo a quintafeir­a, entre 19h e 3h, e às sextas-feiras e sábados, de 21h30 às 5h30. Durante o verão, a operação ganha uma hora a mais às sextas-feiras e sábados, que são os dias de maior movimento, até as 6h30.

Além das polícias Civil e Militar, o programa tem apoio das secretaria­s municipais de Ordem Pública, Conservaçã­o e Desenvolvi­mento Social, da Guarda Municipal e da Comlurb. O Segurança Presente na Lapa também inspirou outros bairros, como o Méier, Aterro do Flamengo e Lagoa. A população pode ajudar com denúncias e informaçõe­s pelo pelo Disque-Lapa, no 99308-3041.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil