O Dia

Meios alternativ­os para economizar

Cresce cada vez mais a busca de pais de alunos para tentar diminuir despesas com material escolar

-

Em meio às contas de começo de ano, pais e mães de alunos se preparam para enfrentar as despesas com material escolar. E para minimizar o impacto no orçamento familiar, muitos buscam alternativ­as que aliviem o peso do custo da lista dos itens que serão usados durante o ano letivo. Seja por meio de descontos em artigos de papelaria ou com venda ou troca de livros, cadernos reutilizad­os e até mesmo optando por comprar uniformes em bazares que oferecem peças de alunos de séries anteriores, há casos em que conseguem economizar até quase mil reais.

A jornalista Tais Faccioli, 41 anos, mãe de Thiago, 4, e de Luiza, 11, ambos alunos do Colégio Marista São José, na Tijuca, é um desses responsáve­is que tentam meios alternativ­os para baixar gastos com material escolar. Com a entrada do mais novo este ano no colégio, Tais encontrou no bazar de uniformes, organizado pela instituiçã­o de ensino, a maneira de economizar. A modalidade funciona com os pais levando uniformes que os filhos não usam mais que podem ser aproveitad­os por outras crianças.

Ao participar este ano do bazar, Tais economizou cerca de R$ 900, valor que gastaria se tivesse comprado os trajes novos. “Consegui uniformes em ótimo estado, acho super válido tentar”, afirma a mãe de Thiago sobre o sistema de doações. Para “manter o ciclo”, ela também participou ativamente das doações levando alguns uniformes antigos da filha mais velha que poderiam ser reutilizad­os

Troças e doações despertam a consciênci­a nas próprias crianças em pensar no próximo e em ter cuidado com os livros” TAIS FACCIOLI, mãe de Tiago e Luiza

por outros alunos.

Além do alívio nas despesas, o esquema de trocas, doações e revendas de materiais escolares traz outros benefícios para aqueles que decidem aderir.

“Isso desperta consciênci­a nas próprias crianças em pensar no próximo e em ter cuidado com os livros”, diz.

Foi Luiza quem avisou à mãe sobre um grupo no Facebook, criado pelos responsáve­is dos estudantes do Marista, e que as colegas de classe haviam conseguido material de anos anteriores. Na página, os pais, mobilizado­s com a ação do colégio, vão além do bazar oferecido pela instituiçã­o e negociam entre si outros artigos escolares usados por meio de doações ou vendas por um preço bem inferior ao cobrado originalme­nte.

Em um desses acordos na plataforma digital, Tais conseguiu um dos livros que Luiza usará no 6º ano. A doação a poupou de mais um gasto de aproximada­mente R$ 150.

 ?? MAÍRA COELHO / AGÊNCIA O DIA ??
MAÍRA COELHO / AGÊNCIA O DIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil