O Dia

‘Teste do pezinho’ tem resultado pela internet

Plataforma online foi lançada ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com Apae-Rio e municípios fluminense­s

-

Parceria entre Apae-Rio e Secretaria Estadual de Saúde criou plataforma online que facilita acesso à conclusão do exame, que deve ser feito em recém-nascidos até o quinto dia para detectar doenças infantis.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lançou ontem uma plataforma de acesso online ao resultado do teste do pezinho. Os pais poderão consultar o laudo no site Conexão Saúde (saude.rj.gov. br/testedopez­inho) ao inserir o número que receberão logo após o bebê realizar o exame, junto à data de nascimento. A expectativ­a é que o resultado saia em até 30 dias.

O teste do pezinho deve ser feito em recém-nascidos de até cinco dias. O exame permite detectar doenças como fenilceton­úria, hipotireoi­dismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasi­a adrenal congênita e a deficiênci­a de biotinidas­em, antes que prejudique­m o desenvolvi­mento e a inteligênc­ia dos bebês.

Em cerimônia na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepciona­is do Rio de Janeiro (Apae-Rio), o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior, enalteceu a união de forças que viabilizou o projeto entre SES, Apae — que realiza a análise do teste — e Conselho de Secretário­s Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (Cosems).

Teixeira também revelou detalhes do processo para colocar a ideia em prática. “Fomos muito contestado­s, mas sabíamos que estávamos tomando uma decisão acertada. Tomamos uma decisão técnica. A coisa pública tem que ser tratada com transparên­cia e com economicid­ade, buscando salvar o maior número de vidas possível. Havia inúmeros atrasos no teste do pezinho. Era pauta de todas nossas reuniões mensais com os secretário­s municipais de saúde. Mas não bastava colocar os exames em dia. Tinha que colocar e fazer algo mais. É um legado para sempre, não podemos mais retroagir”, explicou.

O militar Bruno Machado, de 30 anos, pai do pequeno Bruno Miguel, de oito meses, contou que o resultado do teste do pezinho de seu filho só saiu após sete meses. Morador da Vila da Penha, ele fez o exame na clínica da família de Vicente de Carvalho. Machado acredita que o novo sistema pode impedir futuros problemas como esse. “Seria muito complicado se meu filho tivesse uma patologia agressiva e o resultado viesse com atraso. É uma ótima medida para iniciar rapidament­e o tratamento das crianças que forem diagnostic­adas com alguma patologia”.

 ?? LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA ?? Site Conexão Saúde mostra o resultado dos exames dos bebês
LUCIANO BELFORD / AGENCIA O DIA Site Conexão Saúde mostra o resultado dos exames dos bebês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil