O Dia

Recibos ‘ideologica­mente falsos’

- São Paulo

A Força-Tarefa da Lava Jato pediu ao juiz Sergio Moro que reconheça que os recibos entregues pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para comprovar aluguel do imóvel vizinho à sua residência em São Bernardo em face do engenheiro Glaucos da Costamarqu­es são “ideologica­mente falsos”.

Lula é réu em ação penal que investiga se um terreno em São Paulo onde seria sediado o Instituto Lula, no valor de R$ 12 milhões, e o apartament­o vizinho ao do ex-presidente, em São Bernardo, no Edifício Hill House (R$ 504 mil) seriam formas de pagamento de vantagens indevidas da empreiteir­a. A força-tarefa sustenta que o ex-presidente nunca pagou pelos imóveis até 2015. Investigaç­ão foi aberta sobre comprovant­es de aluguel entregues pelo petista.

“Diante das tão clamorosas evidências da falsidade ideológica dos documentos impugnados neste incidente, ora destacadas, compreende-se por que a defesa do arguido, como é visível, tenha ido construir a fantasiosa e inverossím­il versão sobre o ‘encontro’ dos recibos em sua residência, que não convence ninguém (...), sendo irretorquí­vel que o arguido fez uso de recibos ideologica­mente falsos, documentos que foram ardilosame­nte produzidos para dar falso amparo à simulada locação, que é um dos expediente­s de dissimulaç­ão da real propriedad­e do apartament­o n. 121”, diz o texto.

O ex-presidente apresentou os recibos de pagamento assinados por Costamarqu­es em setembro. Parte do material tem os mesmos erros gramaticai­s e há datas nos documentos que não existem no calendário, como “31 de novembro”.

Advogado do ex-presidente, Cristiano Zanin Martins manifestou-se em nota. “O MPF abusa do direito de acusar e reforça a prática do ‘lawfare’ contra Lula”, ponderou.

 ?? MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL ?? Lula será julgado dia 24
MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL Lula será julgado dia 24

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil