O Dia

POLÍCIA ATIRA NA POLÍCIA

Helicópter­o da Polícia Civil atira na UPP em operação na região. Em áudio, policial militar ameaça revidar

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br RENAN SCHUINDT renan.schuindt@odia.com.br Colaborou Gabriela Mattos

Uma ação da Polícia Civil no Jacarezinh­o provocou a ira de PMs lotados na UPP da comunidade. De um helicópter­o, agentes dispararam tiros para baixo e quase acertaram o contêiner onde estavam os militares, que usaram o WhatsApp para reclamar. Eles, inclusive, ameaçaram revidar.

AFavela do Jacarezinh­o, na Zona Norte do Rio, foi palco de um capítulo surreal na guerra entre policiais e traficante­s. Um helicópter­o da Polícia Civil atirou enquanto sobrevoava a região, em uma operação, ontem à tarde. Disparos quase atingiram uma base da UPP. Em vídeo postado no Facebook, um PM mostra pelo menos quatro buracos deixados no chão, a poucos metros da base da unidade. Um dos tiros atingiu o vidro traseiro de um carro em frente ao contêiner. “Aí, os caras do blindado da Core. Ó, em frente à base. A um metro do contêiner! Cagaram pra gente aqui! Acenando e o c... e eles largaram o aço!”.

O vídeo também foi repassado à reportagem pelo próprio comandante-geral da Polícia Militar, coronel Wolney Dias. “Estamos apurando o que realmente aconteceu”, disse o coronel. Policiais militares da unidade também enviaram áudios, repassados a grupos de WhatsApp, cogitando até revidar os tiros. “Atenção aí, supervisão. Dá um informe a esses caras aí, pô! Esses caras estão malucos, dando tiro aqui na base? A gente vai dar tiro neles também! Vamos ficar só tomando? Os caras parecem malucos, não estão vendo ‘polícia’ aqui não?”.

Em outro áudio, o mesmo PM solicita contato com a Polícia Civil. “Alguém faz contato aí com a supervisão pra entrar em contato com o pessoal da Civil que tá no helicópter­o. Eles estão dando tiro aqui na base azul. Deram dois tiros aqui na gente (...). Eles estão metendo bala na gente aqui no azul”. Um outro policial re- força o relato: “Pô, estão dando tiros na gente aqui na base, mano. O helicópter­o”.

Em outro áudio repassado em grupos do WhatsApp, um homem que se identifico­u como policial civil disse que os agentes atiraram porque identifica­ram um suspeito em uma laje próximo à UPP.

Após a operação, um homem foi encontrado morto às margens da linha do trem. Um vídeo no Facebook mostra o corpo dele sendo carregado por duas mulheres.

O clima de tensão na região aumentou após a morte do delegado Fábio Henrique da Silva Monteiro, de 38 anos, assassinad­o a tiros na comunidade na última sexta-feira. Ele teria sido executado após reagir a um assalto. O corpo do delegado foi encontrado na Praça Dario Rogério, perto do viaduto de Benfica e das favelas do Arará e do Jacarezinh­o.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança informou que o secretário Roberto Sá determinou à Corregedor­iaGeral Unificada que instaure procedimen­to. Procurada, a Polícia Civil não se posicionou.

Após a operação policial, um homem foi encontrado morto, às margens da linha do trem

A gente vai dar tiro neles também! Vamos ficar só tomando? Os caras parecem malucos, não estão vendo ‘polícia’ aqui não? PM DA UPP, em relato repassado a grupos do WhatsApp

Deram dois tiros aqui na gente, em cima da base azul. Aí é sacanagem. Deram tiros no pessoal da Caixa D’água. Alguém entra em contato com a supervisão aí! PM DA UPP, em outro áudio

Aí, os caras do blindado da Core. Ó, em frente à base. A um metro do contêiner! Cagaram pra gente aqui! Acenando e o c... e eles largaram o aço PM DA UPP, em vídeo postado no Facebook

 ??  ??
 ??  ??
 ?? REPODUÇÃO ?? Em áudio, policial civil disse que alvo era um suspeito, que estava próximo à UPP. Secretaria de Estado de Segurança irá investigar o caso
REPODUÇÃO Em áudio, policial civil disse que alvo era um suspeito, que estava próximo à UPP. Secretaria de Estado de Segurança irá investigar o caso
 ?? REPRODUÇÃO ?? Nas imagens, é registrado disparo que atingiu vidro traseiro de carro
REPRODUÇÃO Nas imagens, é registrado disparo que atingiu vidro traseiro de carro
 ?? REPRODUÇÃO ?? Pelo menos quatro buracos foram mostrados no chão
REPRODUÇÃO Pelo menos quatro buracos foram mostrados no chão
 ?? REPRODUÇÃO ?? Em vídeo no Facebook, PMs mostram tiros próximo à base de UPP
REPRODUÇÃO Em vídeo no Facebook, PMs mostram tiros próximo à base de UPP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil