O Dia

INTERNET É ALIADA NA HORA DAS COMPRAS

- N e-mail: gbraga@ibmecrj.br Professor de Finanças do Ibmec e da Fundação Dom Cabral

N Com o preço do livro didático praticamen­te tabelado, que certamente é o item mais caro da lista de material escolar, a tática para a compra do material na volta às aulas mudou. Antes, a estratégia era fazer cotação de loja em loja e ir comprando a lista de forma picada. Hoje, a tática é concentrar as compras em um único local, fazer transação de valor unitário maior, pedir desconto e parcelamen­to a perder de vista no cartão de crédito, sem juros, obviamente.

Com a populariza­ção da internet, qualquer um pode pesquisar os preços pelo celular e pelo computador. Por isso, não tem mais variação expressiva de uma loja virtual para a outra. A prática de comprar picado acaba por concentrar os gastos no cartão de crédito nos três primeiros meses, o que junta as despesas de material escolar com os impostos dessa época, como o IPVA e o IPTU.

Vale, ainda, usar as redes sociais para formar grupo de compras coletivas e, pela operação no atacado, conseguir desconto direto das editoras e dos fabricante­s de material. Tomo mundo sabe que os preços do atacado são menores do que no varejo.

Se as escolas ajudarem, também é um recurso interessan­te fazer grupo de trocas ou de revenda de livros didáticos que estejam em bom estado de conservaçã­o. Mais uma vez a internet pode ser aliada e as redes sociais ajudam muito nessa hora.

Por fim, não esqueça da velha dica de que ao ir à loja física, principalm­ente para as compras dos itens de uso pessoal, sempre é perigoso levar as crianças. Atualmente, elas são consumidor­as com opinião, querem personaliz­ar os estojos, as mochilas e as merendeira­s.

Ou então, escolhem as estampas da moda e dos super-heróis. Isso sempre custa mais caro. Estima-se que se você leva filhos para loja acaba gastando 20% a mais que o previsto na lista de material escolar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil