O Dia

Trump gabaritou este teste

Presidente responde a críticos que duvidavam de sua capacidade de governar

- > Washington

Prestes a completar um ano no poder, Donald Trump calou os críticos que duvidavam de sua capacidade mental. “A saúde do presidente dos Estados Unidos é excelente e não há indícios de que sofra de problemas cognitivos”, atestou o médico da Casa Branca. Trump pediu para ser submetido à Avaliação Cognitiva de Montreal, ou MoCA, famoso teste que mede competênci­as básicas, como memória, atenção e visão espacial. E Trump gabaritou. Como você se sairia? Peça a alguém aplicá-lo.

“Penso que viu o exame físico como uma oportunida­de para colocar parte disso no esquecimen­to”, afirmou Ronny Jackson. “E penso que não estava em absoluto preocupado por ter algo a esconder”, emendou. “Todos os dados indicam que o presidente está saudável e que continuará estando enquanto durar sua Presidênci­a”, encerrou. É a primeira vez que um presidente americano se submete a esta avaliação no exercício de suas funções.

Os questionam­entos sobre as capacidade­s mentais do anfitrião da Casa Branca foram reavivadas pelo polêmico livro do jornalista Michael Wolff, que desenha um retrato ácido do antigo magnata do setor imobiliári­o, garantindo que sua comitiva duvida de sua capacidade de governar. Habilidade­s que o teste MoCA não pretende, no entanto, avaliar.

Jackson informou as informaçõe­s pessoais do presidente: 1,90 metros de altura, 108 quilos de peso, 68 de frequência cardíaca em repouso e 122/74 de pressão arterial. Ele disse que os índices são normais.

“Tem uma aptidão cardíaca incrível neste momento da sua vida e acho que grande parte disso se deve ao fato de que teve uma vida de abstinênci­a de tabaco e álcool”, afirmou Jackson. No entanto, o médico de Trump afirmou que trabalhará em uma dieta para que o presidente tente reduzir “todo o que puder” em calorias, gorduras e carboidrat­os que consome.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil