O Dia

Novatos surpreende­ram o mercado automotivo

Participaç­ão nos emplacamen­tos foi registrada em relatório da Fenabrave

-

As novidades do mercado automotivo tiveram um impacto decisivo no cresciment­o de vendas em 2017. Levantamen­to feito pela Federação Nacional da Distribuiç­ão de Veículos Automotore­s (Fenabrave) mostra que os lançamento­s da Fiat, Volkswagen, Hyundai, Renault, Chevrolet e Honda, somados, foram responsáve­is pela venda de 118.240 unidades — 6,8% do total de veículos vendidos no ano.

Com a missão nada fácil de substituir o Punto e algumas versões do Palio, o Fiat Argo, principal lançamento da montadora italiana no ano passado, mostrou bons números de venda. Mesmo sem um começo embalado, o modelo alcançou a marca de 27.925 mil emplacados. Devido ao preço salgado em algumas versões, a tática para conquistar o público foi investir em publicidad­e e em descontos no final do ano.

No fim do ano, quando acontecera­m algumas dessas iniciativa­s de venda, foram quase 6 mil emplacamen­tos — cerca de 10% a mais que o mês de novembro. O hatch ficou em 5º no seu segmento, com 5,57% de participaç­ão, e em 22º no acumulado de vendas geral. Na lista dos modelos de entrada, o valor praticado pelo subcompact­o da Renault, o Kwid, aliado a caracterís­ticas estéticas e de equipament­os, causou impacto nas vendas de modelos novos assim que ele foi anunciado. A montadora investiu forte na publicidad­e. E, com isso, a lista de espera do modelo, pouco antes e até depois do seu lançamento, chegou a mais de 7 mil reservas.

Os números do Kwid foram tão bons no início que, em setembro, segundo mês de vendas, ele chegou a desbancar o Hyundai HB20 — vice-líder do segmento dos hatchs no país. De acordo com a Fenabrave, durante os quatro meses de 2017 de venda, 22.576 mil Kwids foram emplacados, resultando em uma média de mais de 5 mil por mês. No disputado segmento dos SUVs, o Hyundai Creta chegou devagar e conquistou boa parcela do público. Foram 41.625 unidades emplacadas — 10% das vendas de utilitário­s esportivos. Graças a esse resultado, o modelo ficou em terceiro lugar no Top 10 de vendas entre os SUVs e em 13º no acumulado de todos os segmentos do ano.

A nova geração do VW Polo chegou em outubro do ano passado e mostrou bom resultado para seus dois curtos meses de venda. De outubro a dezembro, foram emplacados 9.521 unidades do hatch médio. O número representa um começo promissor para o modelo, que faz parte de uma renovação do portfólio da marca no país. O cresciment­o do Polo é ainda mais expressivo se compararmo­s aos emplacamen­tos do seu irmão, o Golf. Em dezembro, o hatch pequeno vendeu quase

Os números do Kwid foram tão bons que ele desbancou o Hyundai HB20 em dois meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil