O Dia

Governo sanciona lei contra o assédio sexual nos transporte­s

Empresas do setor terão seis meses para se adaptar e qualificar funcionári­os

- JONATHAN FERREIRA jonathan.ferreira@odia.com.br

As concession­árias de transporte público terão seis meses para se adaptar à nova lei estadual que cria o Programa de Prevenção ao Abuso Sexual e Violência no Transporte. Trens, metrô, barcas, ônibus, VLT e BRT terão que estampar cartazes dentro dos meios de transporte e nas estações com informaçõe­s que incentivem as vítimas a registrar os casos de assédio. As empresas também terão que treinar seus funcionári­os para lidar nesse tipo de situação, protegendo as vítimas e fornecendo informaçõe­s sobre como proceder para denunciar e identifica­r o agressor.

Os cartazes deverão deverão conter ainda os telefones da PM (190), da Polícia Civil (197), e da Central de Atendiment­o à Mulher (180). As passageira­s gostaram da novidade. “Muitas mulheres sofrem o assédio por medo de expor os agressores ou de denunciar. Essa lei veio em uma boa hora”, avaliou a arquiteta Manuela Rocha, de 31 anos, que usa o VLT.

A assistente financeira Jéssica Oliveira, de 25 anos, que reclama do desrespeit­o aos vagões femininos do metrô e dos trens, avalia que a medida será importante para inibir a ação dos agressores. A bióloga Natália Resende, 33, acredita que a capacitaçã­o dos motoristas de ônibus poderá auxiliar na diminuição dos casos. “Os assédios costumam ocorrer quando os ônibus estão vazios. Dificilmen­te os motoristas sabem lidar com a situação. Os homens geralmente não se metem. Na maioria dos casos são as próprias mulheres que ajudam as vítimas”, explicou.

A lei, de autoria da deputada estadual Márcia Jeovani (DEM), foi sancionada na segunda-feira pelo governador Luiz Fernando Pezão. Um homem foi preso, ontem, por guardas municipais suspeito de assediar uma mulher na Praia de Copacabana.

 ?? DANIEL CASTELO BRANCO ?? Natalia Resende acha importante a qualificaç­ão dos motoristas
DANIEL CASTELO BRANCO Natalia Resende acha importante a qualificaç­ão dos motoristas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil