O Dia

FEBRE AMARELA Municípios do interior do Estado do Rio iniciam campanha de vacinação.

Interior do Estado do Rio se mobiliza e inicia campanha de vacinação. Dia D acontecerá em 27 de janeiro

- Veja os pontos de vacinação nas cidades do interior no

As recentes notificaçõ­es de morte por febre amarela silvestre no Estado do Rio deixaram toda a população em alerta. Afinal, em 2018 foram quatro casos confirmado­s da doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde — três em Valença, com dois óbitos, e uma morte em Teresópoli­s. Para evitar uma epidemia, as cidades fluminense­s estão com campanha de vacinação. E, próximo dia 27 de janeiro, acontecerá o Dia D de imunização em todos os 92 municípios.

“Especialme­nte quem mora em região de mata deve buscar a vacinação o quanto antes. Temos doses para todos e a vacina é a melhor e mais eficaz opção para se proteger contra a febre amarela”, avisa o subsecretá­rio de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Na cidade de Valença, onde houve duas mortes confirmada­s, a prefeitura alerta a população a procurar a unidade de saúde mais próxima para tomar a vacina. Já em Teresópoli­s, onde um óbito foi registrado, a vacinação prossegue em 19 postos diferentes. Ainda na Região Serrana, Petrópolis mantém a campanha de imunização em quinze centros de atendiment­o.

COSTA VERDE

Em Angra dos Reis, a Secretaria de Saúde continua a aplicar a dose em diferentes postos do município, sempre de segunda a sexta. Mas nos próximos sábados, dias 20 e 27 de janeiro, e 3 e 17 de fevereiro, vão acontecer campanhas de vacinação em locais estratégic­os e de grande movimentaç­ão de pessoas. Em Paraty, a partir de amanhã, equipes de vacinação vão percorrer os bairros da cidade para garantir que toda população seja imunizada. Já em Mangara- tiba, a aplicação vai começar amanhã, dia 19 de janeiro, e se estenderá até 3 de março.

SUL FLUMINENSE

Em Resende, a prefeitura acaba de expandir o horário de atendiment­o do Posto de Imunização da Praça Oliveira Botelho, no Centro, que agora funciona de 7h30 às 19h. As outras unidades trabalham entre 13h e 16h30. Em Volta Redonda, todas as 44 Unidades Básicas de Saúde iniciaram, dia 16, campanha de vacinação, atendendo de segunda a sexta, de 8h às 17h. Se preciso, os postos vão abrir também aos sábados.

Já em Itatiaia, para receber a vacina é preciso realizar agendament­o em um dos nove postos da cidade e levar documento de identifica­ção com foto e comprovant­e de residência. “Vamos seguir vacinando normalment­e a população. Não será necessário realizar uma campanha e nem o Dia D, porque há cerca de um ano estamos realizando a vacinação e a ordem do Ministério da Saúde, no nosso caso, é seguir vacinando aquelas pessoas que procurarem o serviço”, avisa a coordenado­ra de imunização Andréa Millen.

Em Macaé, as doses podem ser tomadas em um dos 33 postos da cidade, incluindo a Casa da Vacina e o Pronto Socorro Aeroporto. A campanha vai até o fim do verão. “O cronograma será disponibil­izado gradativam­ente. Lembrando que, em todos os demais períodos, ações de prevenção seguem sendo realizadas por meio de palestras em unidades de saúde, escolas e demais serviços públicos”, alerta Ana Paula Dal-Cin, gerente de Vigilância em Saúde.

 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO
 ??  ?? Unidades municipais ampliaram horário de funcioname­nto e pretendem imunizar 100% da população
Unidades municipais ampliaram horário de funcioname­nto e pretendem imunizar 100% da população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil