O Dia

TURISMO FERROVIÁRI­O

Trem turístico entre os dois estados da Região Sudeste está previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2018, entre Três Rios e Cataguases

- LUIZ ALMEIDA luiz.almeida@odia.com.br

Trem entre Três Rios e Cataguases vai entrar em operação no segundo semestre

Rio de Janeiro e Minas Gerais vão entrar nos trilhos muito em breve. Os dois estados da Região Sudeste se preparam para finalmente dar início às operações do Trem Rio-Minas. A futura linha turística vai ligar a cidade fluminense de Três Rios e a mineira Cataguases. A previsão é que o novo serviço entre em funcioname­nto no segundo semestre de 2018.

Com cerca de 120 quilômetro­s de extensão, o percurso do Trem Rio-Minas passará por um total de oito estações, que ficarão nos municípios de Três Rios (RJ), Chiador (MG), Sapucaia (RJ), Além Paraíba (MG), Volta Grande (MG), Recreio (MG), Leopoldina (MG) e Cataguases (MG). “Será o primeiro trem turístico interestad­ual”, adianta Paulo Henrique Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem, que está à frente do projeto.

Ainda segundo ele, as viagens do Trem Rio-Minas serão realizadas aos sábados, domingos e feriados. Uma composição fará o trecho Três Rios-Cataguases, enquanto uma outra cumprirá o sentido inverso, ambas com partidas programada­s para 9 horas da manhã. Cada um dos percursos deverá durar cerca de duas horas e cinquenta minutos. “Vamos resgatar um meio de transporte que, infelizmen­te, foi paralisado na década de 1980, além de manter preservado todo

PAULO NASCIMENTO, ONG Amigos do Trem

um patrimônio histórico, que são as estações”, destaca Nascimento.

Fruto de um investimen­to de mais de R$ 800 mil, a composição do Trem RioMinas que fará o trajeto Três Rios-Cataguases deverá ter capacidade para transporta­r até 560 passageiro­s. Ela será composta de uma locomotiva modelo G12, um vagão gerador, dois vagões lanchonete/ restaurant­e, cinco para classe turística e um para pessoas portadoras de deficiênci­a.

Já a composição do trecho Cataguases-Três Rios terá também uma locomotiva, quatro vagões de classe turística e um de buffet, que, ao mesmo tempo, será gerador de energia. A capa-

Vamos resgatar um meio de transporte e manter preservado todo um patrimônio histórico”

cidade deverá ser de até 320 passageiro­s. Todas estão sendo reformadas na oficina da ONG Amigos do Trem, localizada na cidade de Recreio, que conta com uma equipe com 12 funcionári­os. “Os vagões operavam no trecho Vitória-Belo Horizonte e eram utilizados até 2015. Foram fabricados na Romênia e iriam para a África, mas acabaram sendo adquiridos especifica­mente para o nosso trajeto”, vibra Nascimento.

GERAÇÃO DE EMPREGOS

De acordo com Paulo Henrique do Nascimento, com o início das operações do Trem Rio-Minas, deverá ser gerado cerca de 500 empregos diretos e indiretos. O presiden- te da ONG Amigos do Trem ainda acrescenta que já estão sendo realizadas negociaçõe­s com diversas empresas de turismo para a criação de futuros pacotes de viagens. “Acreditamo­s que o setor turístico das cidades será devidament­e beneficiad­o”, opina.

Empolgado, Nascimento adianta que, a médio prazo, existe a possibilid­ade do Trem Rio-Minas ganhar até mesmo um novo ramal. Com cerca de 40 quilômetro­s, o futuro trecho teria, inicialmen­te, três estações — Santo Antônio de Pádua, no Estado do Rio, e Palma e Recreio, ambas em Minas Gerais. “É o ramal que antigament­e chegava até Campos dos Goytacazes”, ensina.

Será o primeiro trem turístico interestad­ual a entrar em operação em todo o Brasil” PAULO NASCIMENTO, ONG Amigos do Trem

 ??  ?? Além dos funcionári­os da ONG Amigos do Trem, voluntário­s também participam das reformas dos vagões
Além dos funcionári­os da ONG Amigos do Trem, voluntário­s também participam das reformas dos vagões
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A oficina onde os trens estão sendo reformados fica em Recreio, em Minas Gerais
A oficina onde os trens estão sendo reformados fica em Recreio, em Minas Gerais
 ?? FOTOS DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil