O Dia

QUANDO FAZER A MANUTENÇÃO

-

N A revisão periódica do sistema de escapament­o é importante para detectar avarias internas, difíceis de serem localizada­s externamen­te. A única forma de localizar com precisão esse tipo de defeito é quando o carro está suspenso no elevador. Caso fique constatado que há problemas, é sinal de que a peça está corroída internamen­te, e deverá ser substituíd­a.

Em alguns casos, o escapament­o pode durar em média até cinco anos, mas o motorista precisa ter alguns cuidados para prolongar sua vida útil o máximo possível. A qualidade das peças também é um fator que interfere na durabilida­de, portanto, opte sempre por usar peças originais recomendad­as pelo fabricante do seu veículo. Fortes pancadas provocadas por passagens muito rápidas por lombadas, falta de manutenção, uso de combustíve­l de má qualidade e instalação incorreta também contribuem para o desgaste do conjunto.

O sistema de escapament­o deve ser revisado a cada seis meses, em que será avaliado não somente o estado dos canos silencioso­s, como também as condições das braçadeira­s metálicas e coxins que fixam as peças ao fundo do carro. Os coxins de borracha são expostos a altas temperatur­as e correm o risco de romper, por isso necessitam de revisão regulament­e.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil