O Dia

Crivella se desculpa por falhas na gestão

-

> Em um balanço sobre seu primeiro ano à frente da Prefeitura do Rio, Marcelo Crivella pediu desculpas à população pelas falhas na sua gestão, que podem ter sido cometidas, segundo ele, pela inexperiên­cia na administra­ção pública.

“Quero pedir desculpas para a população do Rio por todos os transtorno­s que, pela nossa falta de experiênci­a, não fomos capazes de prevenir e pelas falhas na comunicaçã­o, que causaram dúvidas. Pelos momentos difíceis na área de saúde quando faltaram recursos para atender a uma demanda, que não sabíamos que seria tão grande”, declarou o prefeito. Para ele, boa parte do aumento na rede pública de saúde do Rio veio de usuários que deixaram de ter planos de saúde e de pacientes de outros municípios.

A subsecretá­ria Aspásia Camargo, de Planejamen­to e Gestão, informou, durante o evento, que 46% das promessas estipulada­s para 2017 foram plenamente cumpridas, 31% parcialmen­te e 23% ainda serão realizadas. Segundo o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, nos dez primeiros meses de gestão, a prefeitura economizou quase R$ 1 bilhão. Entre as medidas de diminuição de gastos, estão o corte de 1,5 cargos políticos e a utilização de imóveis municipais por parte dos órgãos da prefeitura, em detrimento de imóveis alugados. “A crise é uma oportunida­de para otimizarmo­s a máquina pública”, afirmou Messina.

Maria Eduarda Gouvêa, secretária de Fazenda, acrescento­u que o aumento das receitas nos últimos meses será suficiente para evitar que o Rio ultrapasse os 54% de despesa com pessoal, limite fixado pela Lei de Responsabi­lidade Fiscal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil