O Dia

Confirmada a oitava morte por febre amarela no estado

Saldo de 2018 já se aproxima do número total de 2017. Dia D da vacinação será sábado

- Do estagiário Guilherme Bianchini, sob supervisão de Dirley Fernandes

Subiu para oito o número de mortos por febre amarela no estado do Rio em 2018, em dados atualizado­s pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com isso, os óbitos decorrente­s da doença em janeiro se aproximam dos nove que ocorreram em todo o ano de 2017. O número de casos totais confirmado­s já chega a vinte, e quadruplic­ou em apenas seis dias. São sete a menos do que os registrado­s em todo o ano passado.

O último óbito confirmado foi em Valença, no Sul Fluminense, que confirmou a doença em um homem não identifica­do de 44 anos, morador da zona rural, falecido na semana passada. Ele não havia tomado a vacina. A cidade é a recordista de casos no estado, com 12, e de mortes por febre amarela, com quatro. A prefeitura informou que vacinou 37.500 pessoas desde o dia 13, quando intensific­ou a campanha, após a primeira morte suspeita. Segundo a secretaria de Saúde local, a imunização já atingiu 95% do público-alvo da vacina, formado por pessoas entre 9 meses e 60 anos.

DIA D NO SÁBADO

No próximo sábado, a partir das 9h, todos os 92 municípios do Rio participar­ão do Dia D de vacinação contra a febre amarela. Unidades de saúde, instalaçõe­s montadas pela SES e quartéis do Corpo de Bombeiros sediarão a campanha. Os locais ainda não foram divulgados.

Ontem, as filas para doar sangue no Hemorio foram acima do normal. A instituiçã­o está aplicando a vacina contra febre amarela aos doadores até sábado. O limite é de 400 senhas por dia.

A partir de amanhã, a dose fracionada começa a circular em 15 municípios. A> Secretaria de Saúde de Teresópoli­s divulgou que já imunizou 100% do público -alvo contra a febre amarela. O município registrou quatro casos da doença, com dois óbitos.

 ?? PAULO CARNEIRO/PARCEIRO/AGÊNCIA O DIA ?? O Hemorio, no Centro, vai vacinar contra febre amarela quem for doar sangue. Campanha vai até sábado
PAULO CARNEIRO/PARCEIRO/AGÊNCIA O DIA O Hemorio, no Centro, vai vacinar contra febre amarela quem for doar sangue. Campanha vai até sábado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil