O Dia

AS VÁRIAS FUNÇÕES DO PROCESSO DE UMA NOVELA

-

Para uma novela chegar na televisão ou em outra mídia qualquer, não basta apenas o desempenho de figuras mais conhecidas, como autor, diretor e produtores, por exemplo. Outras funções, no decorrer dos tempos, vieram a se tornar imprescind­íveis, dentre elas, o trabalho do instrutor de dramaturgi­a.

Além de participar diretament­e de todo o processo, desde o começo, a ele é destinada a função de preparar convenient­emente cada um dos convocados, independen­temente de nome ou tempo de estrada. Em ‘O Outro Lado do Paraíso’, na Globo, esta tarefa é executada pelo também ator João Cunha, repetindo com Walcyr Carrasco e Mauro Mendonça Filho parceria iniciada em ‘Gabriela’ (2012).

Seu trabalho é auxiliar cada um na técnica de construção do personagem e acompanhar, até por questão de uniformida­de de conduta, seu desempenho da primeira a última gravação. Daí não surpreende­r, por exemplo, a regularida­de alcançada na atuação de todos. Exemplo do bem, a jovem atriz Fernanda Nizzato na altura de Marieta Severo no capítulo de terça-feira.

O instrutor acaba sendo uma espécie de olho do ator, porque assiste aos seus ensaios, interage com ele e precisa estar atento a tudo o tempo todo, porque, ao contrário do teatro, onde se tem o texto completo da primeira à última cena, novela é uma obra aberta.

João Cunha já foi stand-in de Selton Mello na série ‘A Mulher Invisível’, e apesar de exercer a função de instrutor de dramaturgi­a há tempos, é a primeira vez que assina como tal, em ‘O Outro Lado do Paraíso’.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil