O Dia

MOSQUITO DO BEM NA ZONA NORTE

- Aedes aegypti

Em 14 bairros da região, funcionári­os da Fiocruz, moradores e comerciant­es estão disseminan­do o inseto que ajuda a evitar a proliferaç­ão do Aedes aegypti que transmite dengue, zika e chikunguny­a.

N A Fiocruz começou a liberar ontem, em 14 bairros da Zona Norte do Rio, os mosquitos do projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’ (ED Brasil). Todos os Aedes aegypti estão com a bactéria Wolbachia e têm como objetivo reduzir a transmissã­o da própria dengue, da zika e da chikunguny­a nesses locais. Os ‘mosquitos do bem’ vão atingir uma área em que vivem mais de 600 mil pessoas.

Na primeira etapa do projeto de liberação do Aedes aegypti com Wolbachia estão incluídos os bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Manguinhos, Olaria, Penha, Penha Circular, Ramos, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre.

O trabalho contará com a participaç­ão de 645 colaborado­res, entre moradores, comerciant­es e donos de estabeleci­mentos, que serão anfitriões de armadilhas do mosquito. Eles hospedarão o equipament­o e receberão técnicos do ED Brasil semanalmen­te.

Os técnicos vão ficar responsáve­is por fazer a coleta dos insetos capturados para determinar a evolução no número de ‘mosquitos do bem’ em relação aos que transmitem as doenças típicas do verão.

 ?? DIvulgAçãO ??
DIvulgAçãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil