O Dia

Defesa como principal trunfo

Mengão é o único time do Carioca a não levar gol. Técnico ressalta segurança do setor

-

Osistema defensivo do Flamengo é o grande destaque do time neste começo de temporada. O técnico Paulo César Carpegiani usou seis zagueiros de área nos primeiros cinco jogos da Taça Guanabara, e o time se mantém sem ser vazado — é o único do Campeonato Carioca que ainda não levou gol. Até aqui, foram escalados Juan, Rhodolfo, Léo Duarte, Thuler, Patrick e Mateus Dantas.

E, como tem a vantagem do empate na semifinal de sábado, diante do Botafogo, se o Rubro-Negro mantiver a perfomance defensiva, estará classifica­do para a decisão.

Carpegiani diz que procura priorizar a marcação, ten- do o cuidado de manter os laterais mais presos. E lembra que, mesmo que tenham uma boa habilidade ofensiva, a primeira função do jogador da posição é a marcação.

Contra o Nova Iguaçu, o treinador usou apenas um volante, e gostou do teste do novo esquema tático: “Não sofremos sustos. Sempre foi uma equipe muito segura. Isso é fruto das escolhas, e mérito da parte defensiva, do meio de campo e do trabalho coletivo da equipe.”

Se defensivam­ente o time vem muito bem no primeiro turno da competição, a parte ofensiva ainda precisa de um aperfeiçoa­mento: balançou a rede somente cinco vezes em igual número de partidas. A média é baixa, sobretudo porque foram quatro jogos contra times pequenos — Volta Redonda, Cabofriens­e, Bangu e Nova Iguaçu —, além de um clássico, diante do Vasco.

Para sábado, a galera rubro-negra terá um reforço de peso: a estreia do atacante Henrique Dourado, ex-Fluminense, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2017, ao lado de Jô, do Corinthian­s, com 18 gols.

Hoje, será definido o local do clássico pela semifinal. Dirigentes da Federação de Futebol do Rio, de Flamengo e Botafogo vão se reunir em busca de um acordo sobre que estádio vai sediar a partida. O mais provável é que o clássico seja disputado no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Há também a chance de que a partida aconteça no Nilton Santos ou mesmo em outro estado, possibilid­ades um pouco mais remotas. O duelo entre Boavista e Bangu, pela semifinal da Taça GB, quinta-feira, às 17h, no Engenhão, marcará um duelo particular entre veteranos revelados por grandes clubes do Rio. No Alvirrubro, estará Almir, 35 anos, que se formou no Botafogo. No Verdão, Fellype Gabriel, 32, cria do Fla.

Em 2017, Almir não jogou o Carioca devido a uma grave lesão no joelho esquerdo. Agora, quer a redenção. “Estou muito feliz de ter conquistad­o (a vaga na semifinal) depois de tudo o que passei. Vamos em busca do título”, disse o meia — campeão da Taça GB e do Carioca pelo Botafogo em 2006 — ao site oficial do Bangu.

Já Fellype Gabriel, também campeão da Taça GB e do Carioca pelo Botafogo, em 2013, viveu drama maior. Nos Emirados Árabes, sofreu lesões graves. Passou por Palmeiras e Vasco quase sem jogar. O mesmo ocorreu no Boavista. Agora, foi o herói da classifica­ção ao entrar no segundo tempo da vitória sobre a Portuguesa (1 a 0), sábado, e fazer o gol que deu ao time a ponta do Grupo C.

“Se você é honesto no que faz, as coisas acabam acontecend­o. Tive a felicidade de entrar e ajudar. Fico feliz pela equipe”, disse Fellype ao site Globoespor­te.com.

Reunião hoje entre dirigentes vai definir local do clássico com o Botafogo, no sábado. Tendência é que seja no Raulino

 ?? GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO ?? Paulo César Carpegiani fez elogios à dedicação dos jogadores: time vem encontrand­o solidez defensiva, mesmo com revezament­o de zagueiros
GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO Paulo César Carpegiani fez elogios à dedicação dos jogadores: time vem encontrand­o solidez defensiva, mesmo com revezament­o de zagueiros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil