O Dia

Pesquisado­res buscam estabelece­r relação entre trabalho e câncer

Estudo inédito vai mostrar as ocupações que favorecem o surgimento de tumores

-

O Hospital Federal do Andaraí (HFA) e o Hospital de Câncer de Barretos, em São paulo, firmaram uma parceria para desenvolve­r um estudo epidemioló­gico inédito no país. Os pesquisado­res pretendem evidenciar quais as profissões são mais propensas ao desenvolvi­mento de cânceres. Os dados, coletados junto aos pacientes do HFA, serão analisados por integrante­s das duas unidades em conjunto com membros da Fiocruz e do Ministério da Saúde. Estimase que 19 tipos de tumor estejam relacionad­os a tarefas profission­ais e ao ambiente de trabalho.

Segundo Maria Lúcia Feitosa, diretora do HFA, a partir do momento em que se constata o tumor, o médico não tem muito tempo para fazer associaçõe­s relacionad­as à ocupação do paciente. “O oncologist­a tem a maior preocupaçã­o em dar foco no diagnóstic­o para estabelece­r o melhor tratamento. Por isso, é necessário formar uma comissão específica para analisar os dados coletados”, diz a diretora.

A partir dos registros anteriores na unidade, os pesquisado­res pretendem estabelece­r relações entre a doença e a ocupação profission­al, o que pode nortear inovações no tratamento ou medidas de prevenção. “Vamos melhorar o procedimen­to de coleta de dados e também produzir novos trabalhos voltados para pacientes com câncer”, explica Camila Drumond Muzi, coordenado­ra do setor de Registro Hospitalar de Câncer do HFA.

ANÁLISE DE REGISTROS

Apesar da relação entre a ocupação profission­al e o surgimento de certos tipos de tumor ser um fenômeno estudado há muitos anos em todo o mundo, no Brasil as pesquisas acabam comprometi­das pela forma como são feitos os registros sobre câncer nos hospitais. Os registros de pacientes que realizam tratamento no HFA serão importante­s para buscar a relação da doença com pessoas que estão em contato frequente com algumas substância­s no trabalho. Uma delas é o amianto, cuja produção e venda foi proibida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil