O Dia

A vez do glitter sustentáve­l

Feito a base de alga e pó de pedra, o bioglitter é a nova moda para substituir a purpurina tradiciona­l

- ANGÉLICA FERNANDES angelica.fernandes@odia.com.br

Para brilhar no Carnaval, o glitter na pele é essencial, mas sua composição leva uma mistura que cai como uma bomba na natureza. Formado por microplást­icos, junto a folhas de alumínio e outros componente­s químicos, o glitter não consegue ser reciclado e seu tempo de decomposiç­ão é de mais de 400 anos. Com uma pegada sustentáve­l, a grande aposta dessa folia é o bioglitter. Criado a base de pó de pedra e alga, a ‘purpurina vegana’ não agride o meio ambiente e está cada vez mais popular no Rio.

A carioca Pura BioGlitter, de Santa Teresa, é uma das pioneiras na fabricação do produto. “Sempre fui fã de glitter e cheguei nessa receita que não oferece nenhum impacto ao meio ambiente”, contou a fundadora da marca, a arquiteta Frances Sansão, 28 anos. Para chegar em cores variadas, ela mistura ao pó de mica e alga, o corante alimentíci­o. “Faço uma pasta, levo para secar e depois trituro tudo”, detalhou. Um vidro do bioglitter custa em média R$ 10.

O glitter convencion­al em contato com oceano causa um estrago ainda maior. Esse material tem potencial pata absorver produtos tóxicos no mar, como pesticidas e outros metais pesados,

acarretand­o risco à biodiversi­dade. Pequenos animais e plânctons acabam consumindo o microplást­ico que, por consequênc­ia, contamina os peixes maiores.

Outro grande vilão para o meio ambiente no Carnaval é o confete. Feito de papel comum, ele se espalha pelas ruas dificultan­do a limpeza e sua reciclagem. Mas uma das alternativ­as para colaborar com a natureza é o confete biodegradá­vel, feito a base de papel de arroz, de modo que pode ser desfeito rapidament­e com água e também pode ser decomposto naturalmen­te pela ação de organismos vivos.

E uma outra opção, ainda mais rica e que promete embelezar a folia, é o confete verde, desenvolvi­do com folhas de árvore. A confecção dele é super fácil e pode ser feita em casa. Basta ter as folhas e um furador de papel.

 ?? LUCIANA ARRAES/ DIVULGAÇÃO ?? Para ter cores diferentes, a Pura BioGlitter mistura corante alimentíci­o ao pó de mica
LUCIANA ARRAES/ DIVULGAÇÃO Para ter cores diferentes, a Pura BioGlitter mistura corante alimentíci­o ao pó de mica
 ??  ?? Confete verde pode ser feito em casa com folhas de árvore e furador de papel
Confete verde pode ser feito em casa com folhas de árvore e furador de papel
 ??  ?? Efeito do bio é o mesmo na pele
Efeito do bio é o mesmo na pele

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil