O Dia

Questão de SEGURANÇA

Reparos de problemas de fabricação crescem em 2017. Segundo dados do Procon, cerca de 1.8 milhão de carros foram convocados para a substituiç­ão de peças

-

Quando se trata da segurança do carro, toda e qualquer questão deve ser observada. O recall tem grande importânci­a e qualquer reparo que o veículo venha precisar deve ser executado o mais rápido possível. No momento, a Renault, Peugeot e Toyota estão com uma campanha para consertos de modelos com problemas de fabricação. Em 2017, o número de recalls voltou a subir. Segundo dados do Procon, cerca de 1.8 milhão de carros foram convocados para reparos. O total dos chamados é aproximada­mente 20% superior ao ano de 2016, quando 1.5 milhão de unidades foram convocadas pelas montadoras.

Diante do aumento, vale a pena entender como funcionam os procedimen­tos do conserto e, principalm­ente, os direitos do cliente na transação. O primeiro deles é a garantia de gratuidade, pois os reparos não podem trazer nenhum ônus ao consumidor.

Se o seu carro estiver na lista de chassis convocados, é necessário entrar em contato com o telefone fornecido no comunicado da montadora, que provavelme­nte indicará ao usuário o local onde o reparo ou ajuste será realizado. O recall é registrado na documentaç­ão do veículo, e pode ser checado pelas autoridade­s.

No entanto, se o dono do carro não comparecer ao chamado em até um ano, é possível ir à concession­ária a qualquer momento, pois o reparo é um direito garantido. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor tem uma Lei que define que o fabricante não pode colocar no mercado nenhum tipo de produto ou serviço que ponha em risco a saúde ou mesmo a segurança das pessoas. Os erros das montadoras na linha de produção estão enquadrado­s no dispositiv­o.

VALOR DE VENDA

Um carro com problemas de fabricação, mesmo que sanados, é menos valorizado que outro do mesmo modelo que nunca tenha passado por reparos. No momento da compra, o cliente pode pedir abatimento do valor caso o veículo que esteja à venda tenha passado por recall.

MODELOS EM RECALL

No caso da Toyota, 10.215 unidades de Hilux, SW4, Prius e Lexus NX 200 t foram convocados por problemas no sensor dos airbags fron- tais, laterais e de cortina. Em relação à Peugeot, 3.937 donos de unidades dos modelos 308 e 408 deverão procurar a montadora por conta de um defeito nas mantas de isolamento acústico do capô. Já a Renault anunciou a troca de 1.918 unidades do subcompact­o, fabricadas entre 9 e 16 de setembro do ano passado. Segundo a montadora, há prováveis defeitos no berço do motor, peça conectada a elementos da suspensão.

 ?? FOTOS DE DIVULGAÇÃO ??
FOTOS DE DIVULGAÇÃO
 ??  ?? No ano passado, o número de veículos convocados pelas montadoras para reparos foi 20% maior que em 2016
No ano passado, o número de veículos convocados pelas montadoras para reparos foi 20% maior que em 2016
 ??  ?? Unidades do Renault Kwid já foram chamadas para recall três vezes
Unidades do Renault Kwid já foram chamadas para recall três vezes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil