O Dia

DIA DE MUITA FESTA EM NILÓPOLIS E SÃO CRISTÓVÃO

Moradores desfilam com camisas da Beija-Flor e Tuiuti e se sentem representa­dos pelas escolas

- JONATHAN FERREIRA jonathan.ferreira@odia.com.br

Torcedores da Beija-Flor comemorara­m o título da Azul e Branca, campeã do Carnaval 2018. Os admiradore­s da Tuiuti também estavam orgulhosos com o surpreende­nte segundo lugar alcançado.

ABeija-Flor e a Paraíso do Tuiuti, campeã e vice do Carnaval carioca, respectiva­mente, fizeram a alegria dos torcedores das escolas por utilizarem os seus desfiles para dar visibilida­de às mazelas sociais. A postura adotada pela agremiação, de abordar um enredo com tom crítico, foi muito elogiada pelas ruas de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Na cidade, não faltaram moradores usando camisas da Azul e Branca para expor sua paixão. Em São Cristóvão, o segundo lugar da Paraíso do Tuiuti foi o assunto do dia nas ruas. Sobraram elogios ao trabalho do carnavales­co Jack Vasconcelo­s e à garra da comunidade. A alegria e o samba no pé dos componente­s foram apontados como fatores determinan­tes.

Com sua camisa da Paraíso do Tuiuti, o relojoeiro Oswaldo Luiz Muniz, 65 anos, estacionou o carro próximo à Rua Emancipaçã­o, como faz todos os dias antes de iniciar seu trabalho. No entanto, para a sua surpresa, ontem a recepção nas ruas foi diferente. “Ao atravessar, um carro preto com vidro escuro buzinou para mim. Estranhei. Foi, então, que o motorista abaixou o vidro e aplaudiu a minha camisa”, contou orgulhoso. Ele elogiou o samba-enredo e ressaltou o trabalho da equipe de Carnaval, que fez desfile de alto nível, mesmo com orçamento mais baixo do que as escolas considerad­as grandes.

Membro da bateria da escola há 25 anos, Muniz, relembrou antigos carnavais, quando desfilou na Avenida Rio Branco. “A escola já passou por momentos difíceis, mas a força da comunidade faz a diferença. Vamos nos manter como escola do Grupo Especial”, festejou.

Os clientes da barbearia do Eric da Silva, próximo ao Morro do Tuiuti, passaram a tarde falando sobre o enredo, que abordou o tema da escravidão no país, comparando a Reforma Trabalhist­a a um retrocesso como o trabalho escravo. Uma das alegorias trouxe a Carteira de Trabalho.

 ??  ??
 ?? MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA ?? Hércules Alves usou jornal como cartaz para festejar o título Gilson Almeida foi aplaudido nas ruas ao usar camisa da Tuiuti
MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA MARCIO MERCANTE / AGENCIA O DIA Hércules Alves usou jornal como cartaz para festejar o título Gilson Almeida foi aplaudido nas ruas ao usar camisa da Tuiuti

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil