O Dia

STF libera estado de contratar professore­s. Mas secretário diz que manterá nomeações

-

Apresident­e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia (foto), suspendeu a obrigação de o Estado do Rio nomear, este ano, 900 professore­s aprovados em concurso. Ontem, foi publicada a decisão da ministra. Ela atendeu ao pedido feito pela Procurador­ia-Geral do Estado (PGE) contra decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (TJ -RJ), que havia determinad­o a medida de forma escalonada: em janeiro, maio e setembro. Mas mesmo com o fim dessa exigência, o secretário de Educação, Wagner Victer, não descarta chamar os mestres posteriorm­ente de acordo com a necessidad­e de escolas.

Além disso, em janeiro, a pasta chamou 300 profission­ais — do grupo de 900 — e os nomes foram publicados no Diário Oficial. Questionad­o pela Coluna, Victer assegurou que essas nomeações serão mantidas: “Quem já foi chamado permanecer­á, e já estamos alocando esses profission­ais (nas escolas) dentro das nossas necessidad­es”.

Segundo ele, os profission­ais que já foram nomeados e fizeram o exame médico estão sendo distribuíd­os em diferentes regiões do estado. Victer acrescento­u que se chamar mais educadores será dessa mesma forma. “Nada impede que, no futuro, havendo necessidad­e, venhamos a mobilizar esses professore­s já que a validade dos concursos foi prorrogada. Chamaremos de acordo com a demanda de profission­ais que flutua por regiões e ano”, respondeu o secretário.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil