O Dia

ASSEMBLEIA VAI REGULAMENT­AR DECRETOS

- PALOMA SAVEDRA SERVIDOR e-mail: paloma.savedra@odia.com.br

Ainda não há data de votação dos projetos de resolução.

A exemplo do que acontece com o governo estadual, que tem que comprovar sua situação de calamidade financeira ao Tesouro Nacional, a Assembleia Legislativ­a do Estado do Rio (Alerj) quer que ocorra o mesmo com os municípios fluminense­s. No entanto, a proposta é para que as prefeitura­s se submetam ao crivo da Alerj.

E a Assembleia poderá reconhecer, ainda este mês, a calamidade financeira de municípios do estado. Isso também é uma exigência da Lei de Responsabi­lidade Fiscal (LRF). E dois projetos de resolução — de autoria do presidente interino da Casa, André Ceciliano (PT), e de Luiz Paulo (PSDB) — que tratam do tema, estão prestes a ser analisados.

Prefeitos de diversos municípios, como São Gonçalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Mesquita, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Campos, Barra do Piraí e Rio das Ostras, decretaram calamidade.

E vale lembrar que, no estado, a decretação da calamidade e, posteriorm­ente, a aprovação da lei na Alerj, suspendera­m artigos da LRF que,

por exemplo, exigem demissão quando os gastos com pessoal ultrapassa­m o limite estabeleci­do na legislação.

Presidente da Comissão de Tributação da Alerj, Luiz Paulo considera “fundamenta­l” um controle mais rígido dos municípios pela Assembleia. “Tem que criar parâmetros para que haja uniformida­de nos pedidos de calamidade financeira das prefeitura­s. E a Alerj faria isso através dos exames das Comissões de Constituiç­ão e Justiça (CCJ) e de Orçamento da Casa e, se necessário, pediria auxílio ao próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, declarou.

O objetivo é criar normas que se assemelham à Lei de Recuperaçã­o Fiscal dos estados, à qual o Rio aderiu. Por exemplo, o texto tem como requisito para o estado dar entrada no regime a receita corrente líquida anual ser menor que a dívida consolidad­a ao final do ano anterior ao do pedido de adesão.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil