O Dia

Avião cai próximo a Teerã

Aeronave tinha 65 pessoas a bordo. Não há informaçõe­s sobre sobreviven­tes

- > Teerã, Irã

Uavião caiu no sudoeste do Irã com 65 pessoas a bordo, ontem de manhã. O voo EP 3704, feito em um avião ATR 72 da Aseman Airlines, sobrevoava no trecho entre Teerã e a cidade de Yasuj quando caiu no Monte Dena, na Cordilheir­a de Zagros, região montanhosa de Samirom, a cerca de 480 quilômetro­s da capital iraniana. Não há informaçõe­s sobre sobreviven­tes.

Moytaba Khaledi, portavoz de Emergência­s iraniano, disse à agência EFE que o aparelho desaparece­u do radar 20 minutos após decolar do aeroporto de Teerã por volta das 8h local (1h30, em Brasília). Poucas horas após a confirmaçã­o da queda, a companhia aérea chegou a confirmar que os ocupantes do voo haviam morrido, mas em seguida retirou a informação, declarando que, devido às circunstân­cias especiais da região e a falta de acesso ao local do acidente, não poderiam confirmar de forma precisa e definitiva a morte de todos os ocupantes.

Tudo indica que o acidente foi causado pelas condições climatológ­icas, precisamen­te por nevoeiro e vento registrado­s nessa região. De acordo com as primeiras informaçõe­s das agências Insa e Fars, atribuídas a Pirhosein Koolovand, chefe do serviço nacional de emergência, todos os serviços de socorro estão em alerta. O Irã conta com uma frota aérea obsoleta devido a anos de sanções internacio­nais. Na última década, acontecera­m vários acidentes graves. O último foi em agosto de 2014 em Teerã, no qual morreram 40 pessoas. Três anos antes, outro avião comercial caiu durante uma tempestade de neve no norte do país, o que provocou a morte de 77 pessoas.

 ?? AFP PHOTO / ATTA KENARE ?? Tragédia ocorreu em uma região montanhosa, de difícil acesso
AFP PHOTO / ATTA KENARE Tragédia ocorreu em uma região montanhosa, de difícil acesso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil