O Dia

LULA MEDE FORÇA Ainda tentam

-

▪ O ex-presidente Lula, hospedado desde ontem em Belo Horizonte, lança hoje no Expominas sua candidatur­a à Presidênci­a do Brasil na disputa deste ano, embora com condenação confirmada em segunda instância e efetivo ‘ficha-suja’, o que impede seu registro. O ato reunirá militantes e convidados, com presença do governador Fernando Pimentel — que anunciará sua tentativa de reeleição. A ideia de Lula é forçar o debate e judicializ­ar a questão, a fim de conseguir uma liminar no TSE que o permita concorrer em outubro.

Condolênci­as

▪ Lula visitou a família da ex-prefeita de Teófilo Otoni Maria José Freire, que morreu recentemen­te. Ela ajudou Lula a criar a Universida­de Federal do Vale do Mucuri.

No front

▪ O Palácio preparava a intervençã­o federal na Segurança do Rio há mais de 20 dias. Com reuniões diárias entre o GSI e o Comando do Exército. ▪ A Reforma da Previdênci­a virá em retalhos. O Palácio quer pacote de projetos de leis com o que pode mudar no sistema e tem maioria absoluta de votos para aprovar PLs.

Carro$

▪ O governo do Rio está devendo milhões de reais a uma empresa de transporte­s de São Paulo, que aluga há anos para a Polícia

Na banca

▪ Ex-ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira quer voltar a advogar. Consultou a Comissão de Ética da Presidênci­a, que determinou apenas uma quarentena.

Olho de juiz

▪ Quatro desembarga­dores e quatro juízes de SP, SC e DF desembarca­ram em Roraima para inspeção no Tribunal de Justiça do estado. Vão verificar as condições de trabalho dos servidores, atendiment­o ao cidadão, prazos processuai­s e produtivid­ade dos juízes.

Inspeção geral

▪ Já passaram por inspeção os tribunais de Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Maranhão, Amapá, Pará, Rio Grande do Norte, Amazonas, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Ceará. O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, pretende inspeciona­r todos os tribunais de Justiça do país até agosto.

May Day

▪ A Comissão de Ética do

Militar centenas de carros. Questionad­as, as assessoria­s batem cabeça. A do Palácio Guanabara informa que os dados estão com a PM. A corporação informa que não responde a demandas do governo.

PEC dos Jatinhos

▪ A oposição quer desenterra­r a proposta que obriga os proprietár­ios de helicópter­os, jatos e turboélice­s a pagar IPVA, a exemplo do que ocorre com os donos de carros. O projeto, de autoria do petista Vicente Cândido (SP), está parado desde 2015 na Câmara.

No Código

▪ Além de cobrar agilidade da Mesa Diretora da Câmara, deputados e senadores do PT vão tentar incluir a medida no Código Brasileiro de Aeronáutic­a, pronto para ser votado em comissão especial do Senado.

Palácio cercou Antonio Claret, presidente da Infraero. Determinou que ele apresente dados para não ser multado sobre viagens e hospedagen­s.

Guanabara

▪ A Guanabara, do ônibus acidentado em Goiás, de propriedad­e dos Barata, informa que “é uma das que mais investem na renovação da frota. São cerca de 420 veículos e 25% desse total é renovado anualmente”. E que colabora com as investigaç­ões.

Samba de raiz

▪ Tânia Malheiros fará homenagem a Wilson das Neves e Nelson Sargento, amanhã, no Alegretti, novo ponto de encontro da intelectua­lidade carioca, no Copa Rio Hotel.

Ponto Final ▪

“Pelo menos, a maldade com as aposentado­rias fica constituci­onalmente suspensa”, do senador Renan Calheiros (PMDB -AL), ex-aliado e ex-amigo do presidente Temer, ao comentar a intervençã­o no Rio de Janeiro.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil