O Dia

IDOSO MORRE APÓS APARELHO DE OXIGÊNIO NÃO FUNCIONAR POR FALTA DE LUZ

Aos 72 anos, aposentado João Lopes Pina ficou sem o respirador que precisava usar por causa de um problema crônico de saúde. Família fez vários pedidos para que a Light restabelec­esse a energia, mas nada foi feito.

- RAFAEL NASCIMENTO rafael.nascimento@odia.com.br

A Polícia Civil vai abrir investigaç­ão para apurar a morte do aposentado João Lopes Pina, de 72 anos. Portador de um problema respiratór­io crônico, ele morreu na sexta-feira, após ficar sem o aparelho para respirar por falta de energia em casa, em Bonsucesso, por dois dias. O delegado Wellington Vieira, da 21ª DP (Bonsucesso), decidiu abrir o procedimen­to após a história ser revelada no site do DIA ontem.

Diversas áreas continuam sem luz, desde o temporal de quarta-feira passada. O delegado quer entender porque a Light não resolveu a falta de luz na casa e porque a Comlurb não retirou árvores sobre as fiações. “Nessa briga da Light com a Comlurb o que sobrou para mim foi o atestado de óbito do meu marido”, lamenta a viúva Maria Ivanilda do Nascimento, de 63. A família contou que pediu ajuda várias vezes à Light e à Comlurb mas que nada foi feito. Ontem a residência ainda permanecia sem luz. No entanto, após a publicação da reportagem, a Light resolveu o problema.

“Assim que vi a matéria agendei os depoimento­s. Precisamos entender a causa da morte, o motivo da demora da volta da energia. Além disso, a família diz que parou um carro da Light, e os funcionári­os pediram dinheiro para fazer o serviço. Caso comprovado­s os crimes, os responsáve­is poderão responder por homicídio”, disse o delegado.

Segundo Maria Ivanilda, após a queda da energia, o esposo começou a passar mal e foi levado para o hospital e, voltou para casa na quinta. Na sexta, após a família dizer ter parado vários carros da Light e Comlurb para retomar a energia, ele teve outra crise respiratór­ia e morreu.

A Light respondeu que, às 19h11 de sexta, a cliente Carla Costa, sobrinha de João Lopes, fez o primeiro contato para informar que estava sem energia e que, naquele momento, seu tio já tinha falecido. A empresa acrescento­u que a residência não estava cadastrada como cliente que usa equipament­o vital. A Comlurb informou que os galhos sobre a fiação foram retirados na sexta.

 ?? SEvERINO SILvA ?? Viúva Maria Ivanilda do Nascimento: “Na briga da Light com a Comlurb, sobrou para mim o atestado de óbito do meu marido”
SEvERINO SILvA Viúva Maria Ivanilda do Nascimento: “Na briga da Light com a Comlurb, sobrou para mim o atestado de óbito do meu marido”
 ??  ?? Maria Ivanilda do Nascimento, viúva do idoso, diz que chamou a Light diversas vezes. Maria do Carmo, de 98 anos, também sofre com falta de luz
Maria Ivanilda do Nascimento, viúva do idoso, diz que chamou a Light diversas vezes. Maria do Carmo, de 98 anos, também sofre com falta de luz
 ?? FOTOS SEVERINO SILVA/ AGÊNCIA O DIA ??
FOTOS SEVERINO SILVA/ AGÊNCIA O DIA
 ??  ?? João Lopes Pina, de 72 anos, tinha problemas respiratór­ios
João Lopes Pina, de 72 anos, tinha problemas respiratór­ios

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil