O Dia

PTB desiste de Cristiane Brasil como ministra

Após imbróglio judicial, Helton Yomura é novo indicado para a pasta do Trabalho

- > Brasília Colaborou Estadão Conteúdo

Presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, pai da indicada, diz que tomou decisão para proteger integridad­e da filha. Novo nome é Helton Yomura.

Opresident­e nacional do PTB, Roberto Jefferson, desistiu ontem de indicar a filha, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), para o Ministério do Trabalho. Segundo Cristiane, o partido indicou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, para ser efetivado no cargo em seu lugar. “Meu pai, Roberto Jefferson, acertou a indicação de Yomura com o ministro Carlos Marun”, disse a deputada.

O nome de Yomura, no entanto, já enfrenta resistênci­a dentro do PTB. Para a bancada na Câmara, o ideal é que o novo ministro fosse um deputado do partido. Há, no entanto, dificuldad­es em achar um nome, porque a maioria dos parlamenta­res deseja disputar a reeleição, e o prazo de desincompa­tibilizaçã­o está cada vez mais próximo: 7 de abril.

‘CAÇA ÀS BRUXAS’

Pelo Twitter, Roberto Jefferson afirmou que a decisão do partido em desistir de indicar Cristiane foi tomada “para proteger a integridad­e da parlamenta­r” e para não deixar a administra­ção da pasta paralisada.

Jefferson escreveu que a decisão foi tomada “diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, em não julgar o mérito neste semestre”. A indicação de Cristiane Brasil havia sido barrada por uma série de decisões judiciais e estava no Supremo.

“Agradecemo­s ao presidente Michel Temer e aos companheir­os do partido pelo apoio e respeito com Cristiane durante esse período de caça às bruxas”, ponderou Jefferson. Cristiane foi barrada pelo STF

Na semana passada, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, determinou que a competênci­a para julgar o caso é da Corte, e não do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que havia liberado a posse da deputada do PTB do Rio como ministra. Na prática, até que o plenário do STF julgasse o caso, Cristiane ficaria impedida de assumir o ministério.

Em nota, a deputada afirmou que “não foi possível esperar a decisão” do STF e que agora “estava pronta para esclarecer” as questões levantadas a seu respeito.

ImBRóglIo JUDICIAl

A deputada federal foi indicada pelo presidente Michel Temer para assumir o Ministério do Trabalho no lugar de Ronaldo Nogueira, que pediu demissão para se dedicar às eleições deste ano.

Cristiane foi anunciada para o cargo no dia 3 de janeiro, e a sua nomeação, confirmada dia 4. No entanto, no dia 8 de janeiro, o juiz federal Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, suspendeu a posse de Cristiane, argumentan­do que a nomeação desrespeit­ava a moralidade administra­tiva, pois a deputada já fora condenada pela Justiça Trabalhist­a.

O magistrado alegou também que a deputada “praticou pessoalmen­te graves violações das leis trabalhist­as, flagradas e comprovada­s em, pelo menos, duas demandas judiciais”.

O governo insistiu por mais de um mês no nome de Cristiane, defendendo o discurso que é poder do presidente, estabeleci­do na Constituiç­ão, de escolher ministros.

 ?? JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL ?? Helton Yomura é o novo indicado
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL Helton Yomura é o novo indicado
 ?? DIVULGAÇãO ??
DIVULGAÇãO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil