O Dia

Maior traficante de armas para favelas do Rio é preso nos Estados Unidos

Barbieri já tinha um mandado de prisão pelo envio de 60 fuzis dentro de aquecedore­s de piscinas para o Brasil

-

Obrasileir­o radicado nos Estados Unidos Frederik Barbieri, conhecido como ‘Senhor das Armas’, foi preso pelo Serviço de Imigração e Alfândegas na madrugada de ontem. Ele era apontado pela Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que confirmou a ocorrência, como o maior traficante de armas do Brasil.

Agentes dos Estados Unidos conseguira­m prender Barbieri em sua casa, na Flórida. Segundo a Globo News, a polícia americana ainda conseguiu barrar o envio de 40 fuzis para o Brasil. A prisão foi importante para acabar com um esquema sofisticad­o de envio de armas de guerra dos Estados Unidos para o Brasil.

Frederik Barbieri tinha dois mandados de prisão no Brasil, um da Justiça Federal da Bahia, por tráfico de munição anos atrás, e outro pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, por uma carga de fuzis apreendido Galeão no ano passado (veja no quadro ao lado).

As investigaç­ões apontaram que esses fuzis seriam entregues a traficante­s da Favela da Rocinha e para as favelas de São Gonçalo. A investigaç­ão da Polícia Civil depois foi enviada para a Polícia Federal, que deu sequência e prendeu 11 pessoas envolvidas na quadrilha, entre eles o filho de Fred, João Felipe e Edson da Silva Ornelas, apontado como seu contador.

EXTRADIÇÃO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, em nota, que já pediu ao governo dos Estados Unidos a extradição de Frederik Barbieri.

Após o pedido de extradição, o governo dos Estados Unidos pediu documentaç­ão complement­ar, que está sendo providenci­ada pelo Poder Judiciário nacional e será encaminhad­a às autoridade­s norte-americanas, segundo o Ministério da Justiça. Como houve um pedido de documentaç­ão complement­ar pelos EUA, agora estão aguardando o Poder Judiciário enviar a documentaç­ão complement­ar traduzida para o inglês.

Barbieri é investigad­o em procedimen­tos criminais instaurado­s no Brasil e nos Estados Unidos. Os pedidos de cooperação jurídica internacio­nal entre os países para produção de provas encontram-se em andamento, segundo a pasta.

 ?? MÁRCIO MERCANTE / ARQUIVO ?? Apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão em junho (alto). Armas teriam sido enviadas ao país por Frederik Barbieri (lado)
MÁRCIO MERCANTE / ARQUIVO Apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão em junho (alto). Armas teriam sido enviadas ao país por Frederik Barbieri (lado)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil