O Dia

Jandira: ‘Conduta é violação da privacidad­e’

-

>

A conduta dos militares foi duramente criticada por alguns participan­tes do lançamento do Observatór­io da Intervençã­o ontem no Rio. Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB), a conduta do Exército é uma violação da intimidade, da privacidad­e e dos direitos individuai­s. “Não se pode supor que é uma população potencialm­ente perigosa pela classe social econômica e pelo lugar onde vive. É um absurdo o que foi feito.

A Defensoria Pública denunciou isso. A OAB também. Porque isso é terrorismo do Estado. Teve gente que perdeu dia de trabalho, consulta médica, aula. Recebemos denúncia direto”, afirma. Jandira diz não ter dúvida de que esse tipo de atitude é um sinal do que pode vir pela frente. Em nota pública divulgada na própria sexta-feira, o defensor público-geral do Estado do Rio, André Castro, manifestou sua veemente discordânc­ia com o “fichamento” realizado com os moradores de comunidade­s.

“A abordagem generaliza­da de cidadãos está em manifesto desacordo com a Constituiç­ão Federal e configura violação dos direitos fundamenta­is. De acordo com o ordenament­o jurídico brasileiro, a abordagem pessoal por qualquer agente de segurança só é permitida quando há razões concretas e objetivas para a suspeita de que o indivíduo esteja portando bem ilícito ou praticando algum delito”, afirma no texto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil