O Dia

Produção de energia solar bate recorde

Brasil atinge marca de 1 gigawatt em energia limpa, suficiente para abastecer 500 mil casas por ano

- ANGÉLICA FERNANDES afernandes@odia.com.br

Por ano, o sol irradia 10 mil vezes a energia consumida pela população mundial neste mesmo período. É uma energia limpa, renovável e sustentáve­l. Ocupa pouco espaço, exige manutenção mínima e, o mais importante, reduz as emissões de fases de efeito estufa. A implantaçã­o desse sistema em casas, comércios e indústrias tem aumentado significat­ivamente no Brasil. Em janeiro, o país ultrapasso­u o recorde de 1 gigawatt de capacidade instalada em projetos de energia solar em operação, o suficiente para abastecer, anualmente, 500 mil casas.

O futuro é ainda mais promissor. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltai­ca (Absolar), até o início de 2018, o setor de energia solar no Brasil possuía 20.897 sistemas fotovoltai­cos instalados. Em seis anos, a expectativ­a é que esse dado salte para 887 mil.

“A tecnologia está avançando e ficando mais inteligent­e. Isso barateia o sistema, o que atrai mais consumidor­es, inclusive residência­s”, destacou José Renato Colaferro, sócio e diretor da Blue Sol Energia Solar, que atua em vários estados, como o Rio.

A troca da energia elétrica convencion­al para solar nas casas, por exemplo, é simples, mas requer investimen­to. Em média, o custo para essa migração está em R$ 15 mil, mas o retorno em economia e, consequent­emente, em preservaçã­o da natureza, é extremamen­te significat­ivo. De acordo com José, esse custo é pago em no máximo 5 anos.

“O ganho é enorme. O domicílio deixa de pagar conta de luz, paga apenas uma taxa de cerca de R$ 40 por mês. E essa troca representa só benefícios ao meio ambiente. O painel solar substitui uma usina, que queima milhões de litros de óleo diesel e carbono na atmosfera todo ano”, explicou Colaferro.

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Data Folha para o Greenpeace, 72% dos entrevista­dos ouvidos manifestar­am interesse em instalar o sistema solar em suas residência­s. Ainda de acordo com o levantamen­to, apenas 48% das pessoas ouvidas afirmaram que a instalação de placas solares reduziria o valor da conta de luz. E 17% disseram que gostaria de ser independen­tes de qualquer distribuid­ora de energia elétrica.

A arquiteta Fernanda Simões, de 45 anos, fez a troca de abastecime­nto de energia em sua casa há três meses e só tem tido resultados positivos. “Fiz uma reforma e decidi colocar a casa toda sustentáve­l. Além do sistema de energia solar, também fiz reutilizaç­ão da água e pa- redes verdes. É economia e conscienti­zação de meio ambiente”, destacou.

O sistema para geração de energia solar exige alguns equipament­os, como os módulos fotovoltai­cos, inversor de frequência (que conecta o sistema, troca a energia e monitora), estruturas metálicas para fixar módulos ao telhado, além do quadro elétrico. A luz solar é captada pelos painéis para produção de energia, que fica armazenada no quadro de luz para abastecime­nto da casa. Quando se produz mais energia do que se consome, este excesso de eletricida­de vai para rede elétrica e vira crédito, que pode ser usufruído em até 60 meses depois que foi gerado.

O painel solar substitui uma usina, que queima milhões de litros de diesel e carbono na atmosfera todo ano JOSÉ RENATO COLAFERRO, sócio Blue Sol

 ??  ??
 ?? DIVULGAÇÃO ?? Luz solar é captada pelos painéis fotovoltai­cos instalados no telhado
DIVULGAÇÃO Luz solar é captada pelos painéis fotovoltai­cos instalados no telhado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil