O Dia

No DNA da Blitz, o Circo Voador

DVD que a banda gravou em 2017 sob a lona da Lapa chega às lojas e à programaçã­o do Canal Brasil

- RICARDO SCHOTT ricardo.schott@odia.com.br

Onome do novo DVD da Blitz poderia ser ‘De Volta ao Berço’. O grupo liderado por Evandro Mesquita optou por um objetivo ‘Blitz No Circo Voador’, indicando a volta da banda a seu lugar de origem, em abril de 2017, para gravar o quarto DVD. “Inauguramo­s os dois Circos, no Arpoador e na Lapa”, recorda o vocalista.

“A gente quis que esse disco tivesse um clima de volta às raízes, já que a gente tinha gravado o disco ‘As Aventuras II’, no clima do primeiro (‘As Aventuras da Blitz’, de 1982). Foi muito emocionant­e tocar lá novamente”, conta Evandro, que pôs apenas sete músicas da fase clássica da banda no DVD. Entre elas as indefectív­eis ‘Você Não Soube Me Amar’ e ‘A Dois Passos do Paraíso’, além de uma pouco lembrada, ‘Vítima do Amor’.

O repertório de ‘Blitz No Circo Voador’ é tomado por músicas novas, do ‘Aventuras II’, como ‘Nu Na Ilha’, ‘Noku Pardal’, ‘Martelinho de Ouro’ e ‘Estrangeir­o Aventureir­o’. Antes que alguém pergunte se a comemoraçã­o não pediria uma chuva de hits da antiga, Evandro já explica. “Isso também tem a ver com o clima do Circo, do nosso começo. Naquela época, ninguém conhecia ainda nossas músicas, já que elas nem estavam gravadas ainda”, diz.

ADOLESCENT­ES

No DVD, há participaç­ões de Alice Caymmi (na tragicômic­a ‘Noku Pardal’), dos saxofonist­as Milton Guedes e George Israel e do Afroreggae. A atual formação da Blitz inclui dois músicos da formação clássica: o baterista Juba e o tecladista Billy Forghieri. Os demais músicos são Rogério Meanda (guitarra), Claudia Niemeyer (baixo) e as vocalistas Nicole Coutinho e Andréa Cyrne. Evandro comemora o fato de a banda estar sendo descoberta por uma galera que nem era nascida quando a banda lançou seu trio básico de LPs, entre 1982 e 1984.

“Tem adolescent­e que descobre a banda na internet, ou nos discos dos pais. Vemos isso no palco. Isso mantém o show vivo. A gente sempre teve uma boa entrada em todas as gerações. Lembro das matinês que fazíamos no Roxy Roller. Era quase o mesmo show, mas sem os palavrões”, brinca Evandro. “É uma caracterís­tica nossa, assim como a de entrar em todas as classes sociais. Não tem fórmula exata para isso bater, mas tem nosso humor e nossa teatralida­de. É como se fôssemos uma escola de samba pop”, diz o cantor.

E será que a Blitz não foi inspiração para os blocos pop que desfilam no Carnaval carioca? “Pois é, tem o Sargento Pimenta, que faz uma coisa de Beatles, de rock com marchinha. A gente fez isso bastante. Tomara que a gente tenha inspirado. No caso dos blocos, o que me preocupa mesmo é a sujeira que fica nas ruas depois, o cara que joga lata de cerveja na rua, mija no chão”, aponta.

NA TV

Dirigido por Paulo Fontenelle, o DVD ‘Blitz No Circo Voador’ é uma parceria da banda com a gravadora Deck e com o Canal Brasil - que exibiu a apresentaç­ão na TV ontem e reprisa o especial no dia 2 de março. “Para a gente é legal ir para a estrada e depois ter o DVD, estar no Spotify, na TV. Ajuda a imortaliza­r nossa relação com o Circo”, diz.

“Entramos em todas as classes sociais. É como se fôssemos uma escola de samba pop” EVANDRO MESQUITA

 ?? DIVULGAÇÃO/JUBA ?? Blitz: grupo liderado por Evandro (centro, acima) lança DVD gravado no Circo Voador (capa abaixo)
DIVULGAÇÃO/JUBA Blitz: grupo liderado por Evandro (centro, acima) lança DVD gravado no Circo Voador (capa abaixo)
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil