O Dia

Educação para o mercado

Vagas para finalizar Ensino Fundamenta­l e ainda buscar qualificaç­ão profission­al

- MARINA CARDOSO marina.cardoso@odia.com.br

Um programa nacional voltado para a inclusão de jovens no mercado de trabalho oferece a oportunida­de de conclusão do Ensino Fundamenta­l e ainda qualifica os estudantes para o mercado de trabalho. Só no Rio, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens 2018 (ProJovem Urbano) abriu vagas para 1,2 mil pessoas, distribuíd­as em sete escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa, voltada para jovens de 18 a 29 anos, garante um certificad­o profission­alizante, para que os estudantes consigam se inserir no mercado de trabalho. As inscrições estão abertas na Secretaria Municipal de Educação.

O programa oferece também aulas de informátic­a e qualificaç­ão profission­al inicial em Turismo e Hospitalid­ade (organizado­r de eventos, auxiliar de garçom, recepcioni­sta de hotéis e monitor de turismo local). Os alunos aprovados ao término do curso receberão um certificad­o de conclusão do Ensino Fundamenta­l, modalidade Educação de Jovens e Adultos, com a indicação da Qualificaç­ão Profission­al Inicial. O curso tem duração de um ano e meio, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h.

Os alunos têm direito aos mesmos benefícios dos demais estudantes da rede de ensino, como material escolar, livros, uniforme e uma refeição completa diária. Os estudantes que utilizarem o transporte coletivo para ir à escola receberão o RioCard, sistema eletrônico de passe livre para os alunos. Além disso, os estudantes poderão fazer uso de todos os espaços do colégio como laboratóri­o de informátic­a e sala de leitura.

MATRÍCULA

Para fazer a matrícula o interessad­o precisa ir até uma das unidades escolares e apresentar o CPF, a carteira de identidade e um comprovant­e de residência.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? ProJovem Urbano abre 1.200 vagas para conclusão do Ensino Fundamenta­l
DIVULGAÇÃO ProJovem Urbano abre 1.200 vagas para conclusão do Ensino Fundamenta­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil