O Dia

Ideia é que pensão se estenda a outros servidores

-

■ A perspectiv­a do governo é que o projeto tramite por dois mesesna Câmara. Adatade envio do texto deve ser fechada hoje, mas há pressa por conta do prazo dado pelo TCM. O tema chegou a ser falado por Messina na reunião da Comissão de Finanças que ocorreu ontem, na Câmara. A audiência contou ainda com a secretária de Fazenda, Maria Eduarda Gouvêa.

E nas conversas entre Executivo e Legislativ­o, abriu-se a possibilid­ade de a pensão vitalícia não ser apenas para o grupo de oito mil aposentado­s e pensionist­as, mas também para inativos que vão começar a pagar contribuiç­ão previdenci­ária.

Aliás, essa ideia existe desde quando o governo Crivella falava sobre o projeto de taxação de inativos no ano passado. Um grupo de vereadores trabalhou na hipótese de criar o benefício para quem ganhava menos que R$ 8 mil. Mas, por outro lado, alguns veem a medida como inconstitu­cional, pois beneficiar­ia um grupo, desrespeit­ando o princípio da isonomia.

Sobre a proposta que chegará à Casa, o secretário Messina disse que ainda ouvirá representa­ntes do funcionali­smo. “Ainda vamos abrir uma discussão com entidades de servidores e com a Câmara também. Nossa intenção é garantir a saúde do fundo, que é de todos os servidores”, declarou.

Já o Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município já se posicionou contra possíveis mudanças nas regras previdenci­árias. O grupo — formado por entidades de diversas categorias — tem, inclusive, pleiteado reuniões com o prefeito, e questiona a mudança no calendário de pagamentos, além do não pagamento do reajuste anual.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil