O Dia

Homem rouba a estatueta do Oscar de melhor atriz e acaba preso

Noite sem surpresas e bastante politizada coroou ‘A Forma da Água’, de Del Toro

- > Los Angeles, Estados Unidos

Festa máxima do cinema e uma das datas mais significat­ivas da indústria do entretenim­ento, a 90ª entrega do Oscar, ontem de madrugada, encarou de frente — embora com leveza e algum humor — a recente onda de reações contra assédio e os pedidos de maior representa­tividade. A cerimônia mais ‘real’ dos últimos tempos, porém, consagrou uma fábula. ‘A Forma da Água’, uma bem-feita mas insossa história de amor entre uma faxineira muda e um humanoide anfíbio, foi o grande vencedor da noite, com quatro estatuetas — incluindo Diretor, para o mexicano Guillermo del Toro, e Melhor Filme.

Os inimigos da vez não foram poupados. O mestre de cerimônias, Jimmy Kimmel, apresentad­ores de categorias e laureados fizeram várias menções a Donald Trump e a ex-poderosos do showbiz acusados de abuso sexual — como o produtor Harvey Weinstein.

Salma Hayek, Ashley Judd e Annabella Sciorra, que garantem ter sido vítimas de Weinstein, apresentar­am vídeo com depoimento­s sobre representa­tividade e justiça e declararam que as coisas mudaram. “Todo mundo está recebendo uma voz para expressar algo que vinha acontecend­o desde sempre, não só em Hollywood, mas em cada segmento da vida”, falou Mira Sorvino.

Kumail Nanjiani, comediante de origem paquistane­sa indicado pelo roteiro do autobiográ­fico ‘Doentes de Amor’, resumiu: “Alguns dos meus filmes favoritos foram feitos por homens brancos heterossex­uais sobre homens brancos

heterossex­uais. Agora vocês podem ver filmes comigo e se identifica­r. Não é tão difícil, fiz isso minha vida inteira”.

O rapper Common, que interpreto­u com Andra Day uma das canções da noite, criticou Trump. “Um presidente que se move com ódio/ Ele não controla nosso destino / Porque Deus é grandioso”, cantou.

O discurso mais impactante foi da Melhor Atriz, Frances McDormand, de ‘Três anúncios para um crime’. Ela pôs a estatueta no chão e pediu para as mulheres indicadas em todas as categorias ficarem de pé. “Olhem em volta, damas e cavalheiro­s, porque todas temos histórias para contar, projetos para ser financiado­s”, disse, aplaudida.“Não falem conosco nas festas esta noite. Convidem-nos aos seus escritório­s, em alguns dias, ou podem vir aos nossos, o que for melhor, e lhes falaremos delas”, bradou. “Tenho duas palavras, ‘inclusion rider’”, concluiu, em referência a cláusula nos contratos que garante diversidad­e na equipe.

 ??  ??
 ?? FOTOS AFP ?? O momento da noite: Frances McDormand põe o Oscar no chão e pede que as indicadas se levantem
FOTOS AFP O momento da noite: Frances McDormand põe o Oscar no chão e pede que as indicadas se levantem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil