O Dia

Começa a valer nova regulament­ação para mototaxist­as na cidade do Rio

Categoria que já foi reconhecid­a em 2016, terá regras publicadas novamente hoje

- JONATHAN FERREIRA jonathan.ferreira@odia.com.br

APrefeitur­a do Rio regulament­ou ontem, pela segunda vez, o serviço de mototáxis na cidade. Em junho de 2016, na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes, a categoria já havia sido reconhecid­a por decreto. No entanto, hoje, um novo texto será publicado em Diário Oficial para estabelece­r regras aos profission­ais. Nas ruas, os mototaxist­as ainda questionam se essa nova regulament­ação mudará algo na prática.

“Na teoria é bom, mas quais serão os benefícios para a categoria? O que irá mudar? Teremos que pagar mais impostos?”, indagou o mototaxist­a Leandro Felipe, de 39 anos, que trabalha em um ponto de mototáxi no bairro de Fátima, no Centro.

O prefeito Marcelo Crivella esteve contem com profission­ais para assinar a nova regulament­ação. Ele informou que um setor de urbanismo da prefeitura irá verificar os melhores locais para a implementa­ção de pontos de mototáxis, que irão contar com serviços públicos de limpeza, iluminação e placa de trânsito.

A quantidade de mototaxist­as nas ruas também será revista. “Tem que ter civilidade, tem que ser o Poder Público que vai ali, fazer a pesquisa, verificar a demanda e a quantidade correta de quantos mototaxist­as vão trabalhar no local”, detalhou Crivella. Com as novas regras os profission­ais terão que passar por um curso de acordo com norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As motos deverão estar registrada­s no nome do profission­al, ter no mínimo 125 cilindrada­s e no máximo cinco anos de fabricação.

Em 2016, o município já havia publicado normas para categoria, inclusive sobre higiene e segurança. Na época, ficou estabeleci­da a obrigatori­edade de equipament­os como capacetes (para o profission­al e para o passageiro) e coletes retrorrefl­exivos. Também era obrigatóri­o oferecer aos clientes toucas descartáve­is. No entanto, essas regras nunca saíram do papel. Em nota, a prefeitura informou que a regulament­ação complement­a lei que a Câmara dos Vereadores aprovou em dezembro, sobre o reconhecim­ento da profissão.

 ?? SEVERINO SILVA ?? Nas ruas, serviço continua desorganiz­ado. Profission­ais questionam se haverá mudança na prática
SEVERINO SILVA Nas ruas, serviço continua desorganiz­ado. Profission­ais questionam se haverá mudança na prática

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil