O Dia

STJ nega habeas corpus preventivo para Lula

-

Decisão ainda não permite o início do cumpriment­o da pena de 12 anos em regime fechado à qual o ex-presidente foi condenado em janeiro no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Pesquisa CNT/MDA divulgada ontem mostrou que o ex-presidente Lula segue liderando as intenções de voto, mesmo com a possibilid­ade de ser impedido pela Justiça Eleitoral de disputar as eleições presidenci­ais deste ano.

Sem o petista, o candidato Jair Bolsonaro lidera todos os cenários.

De forma geral, os pré-candidatos mantiveram o desempenho na pesquisa e começam a se movimentar, até pela aproximaçã­o das eleições, marcadas para 7 de outubro.

Hoje, primeiro dia da ‘janela partidária’, Bolsonaro vai oficialmen­te deixar o Partido Social Cristão (PSC) para se filiar ao Partido Social Liberal (PSL) e disputar o cargo no Planalto em outubro.

Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, confirmou ontem sua pré-candidatur­a pelo PSDB. “Habemus candidato!”, disse ele, que foi o único inscrito nas prévias que definiriam o representa­nte do partido à Presidênci­a.

O rival Arthur Virgílio, prefeito de Manaus, desistiu de disputar, na semana passada, as prévias da legenda. Alckmin disse que o político foi “injusto” nas críticas que dirigiu a ele e ao PSDB. “A única coisa com que concordo é que sou meio ‘jeca’.”

O governador se recusou a responder se gostará de ver no seu palanque o senador Aécio Neves, ex-presidente do PSDB e investigad­o sob a acusação de corrupção no caso JBS.

A oficializa­ção dos candidatos terá de esperar até pelo menos 20 de julho, quando começa o período previsto na lei para as convenções que escolherão os nomes na disputa.

 ?? AFP/SERGIO LIMA ?? Seguidores de Lula protestara­m em vão na frente do STJ ontem
AFP/SERGIO LIMA Seguidores de Lula protestara­m em vão na frente do STJ ontem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil