O Dia

Agentes acham R$ 7 mil na cadeia que tinha ‘motel’

‘Suítes’ eram usadas por detentos e por pessoas que não estavam presas. Vídeos do circuito interno vão revelar se prostituta­s estiveram no local.

- GUSTAVO RIBEIRO gustavo.ribeiro@odia.com.br

As investigaç­ões sobre seis suítes parecidas com quartos de motel, flagradas pelo Ministério Público no quarto andar da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, que abriga presos da Lava-Jato, querem descobrir quando e por quem as estruturas foram construída­s. Imagens captadas por câmera no acesso ao ‘cantinho do amor’ permitirão identifica­r se detentos não autorizado­s e outras pessoas sem permissão para visitas íntimas, como prostituta­s, frequentav­am o local. Em nova vistoria ontem, a Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) apreendeu nas celas R$ 7,4 mil irregulare­s.

As suítes foram divulgadas pela coluna ‘Informe do Dia’. A promotora Andrea Amin, coordenado­ra do Grupo de Atuação Especializ­ada em Segurança Pública (Gaesp), determinou a inspeção, em fevereiro, após denúncia anônima. Embora espaços para encontros íntimos (parlatório­s) em presídios tenham respaldo legal, as autoridade­s consideram alta a quantidade de suítes para 27 detentos, não identifica­dos, que têm autorizaçã­o judicial para usar o parlatório (dois oriundos da LavaJatos), o que levanta a suspeita de uso indevido. Para o MP, a qualidade da estrutura, que conta com piso de porcelanat­o e televisões, também destoa do que é comum em peniten- ciárias. Pinturas de coração na parede, banheiro com espelho e luz vermelha completam decoração.

“Instauramo­s investigaç­ão para apurar eventual improbidad­e de agentes e prática de crime, e identifica­r se era um parlatório ou estrutura montada para favorecer alguém”, explicou Amin. “Diante da penúria que o antigo secretário dizia que a Seap estava, chamou atenção”, acrescento­u. “É um trabalho sigiloso, porque presume o envolvimen­to de servidores”, afirmou o secretário de Administra­ção Penitenciá­ria, David Anthony.

“O Dr. Anthony vem conversar comigo sobre este assunto”,

Ministério Público quer saber agora quando e quem construiu as ‘suítes’ para os presos

disse o intervento­r, general Braga Netto, à TV Globo. O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, afirmou que as suítes são anteriores à posse de David Anthony. O coronel da PM Erir Ribeiro Costa Filho, que até 18 de janeiro comandava a Seap, prestará esclarecim­entos. Estão presos em Benfica secretário­s estaduais no governo de Sérgio Cabral, como Wilson Carlos e Hudson Braga , além dos deputados Edson Albertassi, Jorge Picciani e Paulo Melo, todos do MBD. Cabral foi para presídio no Paraná.

 ??  ?? Secretário de Administra­ção Penitenciá­ria e membros do MP explicam a investigaç­ão da cadeia que virou ‘motel’
Secretário de Administra­ção Penitenciá­ria e membros do MP explicam a investigaç­ão da cadeia que virou ‘motel’
 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO FOTO DE LEITOR ?? David Anthony, Andrea Amin e Eduardo Gussem, durante coletiva no Ministério Público, anunciaram devassa nos contratos da Seap
DANIEL CASTELO BRANCO FOTO DE LEITOR David Anthony, Andrea Amin e Eduardo Gussem, durante coletiva no Ministério Público, anunciaram devassa nos contratos da Seap
 ?? FOTO DE LEITOR ?? Parede de um dos quartos tinha até pintura temática: coração rosa
FOTO DE LEITOR Parede de um dos quartos tinha até pintura temática: coração rosa
 ??  ?? Aparelho de TV fazia parte do conforto das seis suítes da cadeia
Aparelho de TV fazia parte do conforto das seis suítes da cadeia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil