O Dia

‘Motel’ na cadeia provoca a saída de diretores de Benfica

Exoneração do diretor e do subdiretor do Presídio Frederico Marques será publicada no DO de hoje.

- BRUNA FANTTI bruna.fantti@odia.com.br

Osecretári­o de Administra­ção Penitenciá­ria, David Anthony, resolveu exonerar o diretor, o subdiretor e o chefe de segurança do Presídio Frederico Marques, após a revelação do DIA de que a unidade possuía ambientes considerad­os fora do padrão para visitas íntimas. A exoneração será publicada no Diário Oficial do Estado de hoje, apesar de já ter saído no boletim interno da pasta.

Os espaços para visitas possuíam luz vermelha, chão de porcelanat­o, paredes decoradas com corações pintados e chuveiros privativos.

O Ministério Público Estadual abriu uma investigaç­ão para saber quando foram feitas as obras e como foram pagas. Além disso, analisa as câmeras da unidade para saber se prostituta­s entravam no presídio. Atualmente, 27 presos possuem autorizaçã­o para receber companheir­as em seis suítes do tipo.

O Frederico Marques tem o apelido de ‘presídio VIP’, por abrigar presos com nível Superior e da Lava Jato. Nele, o Ministério Público já encontrou várias irregulari­dades, entre elas a entrada de comidas proibidas, a instalação de videoteca, além de quantidade excessiva de remédios. As regalias resultaram no pedido de transferên­cia do ex-governador Sérgio Cabral para o Paraná.

A assessoria da Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) confirmou que as exoneraçõe­s fazem parte de um “choque de ordem” da nova gestão. “O diretor, subdiretor e chefe de segurança da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, haviam sido substituíd­os logo que o atual Secretário de Estado de Administra­ção Penitenciá­ria, David Anthony Gonçalves Alves assumiu a Pasta, em 24 de fevereiro. Eles estavam de forma interina nos cargos”, disse, em nota.

O diretor interino José Luis da Silva foi substituíd­o por Vitor Barbosa da Silva. Já o subdiretor não havia sido nomeado formalment­e e, o chefe de segurança Leonardo Pio de Freitas, que acumulava a função, também interiname­nte respondia pelo cargo. Para subdiretor do presídio foi nomeado Genilson Leão de Assumpção; já para chefe de segurança, Luiz Antônio Paixão. Ainda de acordo com a pasta, outras mudanças serão anunciadas em breve.

No Diário Oficial de ontem, outros 17 funcionári­os da Seap já haviam sido exonerados dos cargos, mas nenhum de Benfica. As mudanças foram referentes às unidades Lemos Brito, na Zona Oeste; Carlos Tinoco da Fonseca e Dalton Crespo de Castro, ambas em Campos; Romeiro Neto, Magé; e Constantin­o Cokotós, em Niterói.

Em nota, a Seap explicou que as exoneraçõe­s publicadas ontem não possuem relação com as suítes encontrada­s em Benfica. “As publicaçõe­s no DO não têm nada a ver com as instalaçõe­s irregulare­s encontrada­s dentro do Cadeia Pública de Benfica e os atos de exoneração e nomeação fazem parte da rotina administra­tiva do início da nova gestão”.

David Anthony assumiu o cargo substituin­do o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, afastado por decisão judicial, após ser acusado de conceder regalias ao ex-governador Sérgio Cabral (MDB).

 ?? REPRODUÇÃO ??
REPRODUÇÃO
 ?? DANIEL CASTELO BRANCO REPRODUÇÃO ?? David Anthony exonerou ainda 17 funcionári­os de outras unidades
DANIEL CASTELO BRANCO REPRODUÇÃO David Anthony exonerou ainda 17 funcionári­os de outras unidades
 ??  ?? Quartos tinham paredes rosa e azul com detalhes: fora do padrão
Quartos tinham paredes rosa e azul com detalhes: fora do padrão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil