O Dia

CERCO À PIRATARIA

- LEANDRO MAZZINI

▪ Empresário­s e associaçõe­s de classe do Brasil, Argentina e Chile preparam um cerco político contra a pirataria e contraband­o. Eles se reúnem em Foz do Iguaçu em abril para debater e pressionar o governo do presidente Horácio Cartes, do Paraguai, a contribuir para acabar com o contraband­o de produtos, armas e drogas que vem de seu país e invade os países vizinhos. Armas, drogas e 48% dos cigarros vendidos no Brasil são oriundos do outro lado da Ponte da Amizade.

Recado

▪ Associaçõe­s de varejo, juízes e ONGs vão participar. A mensagem para Cartes é que não adianta atrair empresas e enviar cigarros contraband­eados da sua fabricante para cá.

Debandada brazuca

▪ Cartes segue política agressiva de atração de investimen­tos em Assunção. Mais de 300 grandes empresas brasileira­s abriram negócios, fábricas ou escritório­s no país vizinho.

‘Remendos’

▪ A FENAPEF, dos federais, tem visto o Ministério da Segurança com desconfian­ça. Falta plano estratégic­o “de curto, médio e longo prazo”, diz o vice, Flávio Werneck.

Bons ventos

▪ O número de acidentes aéreos no Brasil caiu desde 2015, segundo levantamen­to da Coluna na base de dados do Centro de Investigaç­ão e Prevenção de pressão sobre o Governo e o Congresso Nacional pelo reajuste da tabela do Imposto de Renda, fim de renúncias fiscais e aumento da isenção para gastos com educação e moradia.

Injustiças do IR

▪ Presidente do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno resume: “Os contribuin­tes das primeiras faixas do IR estão sendo ‘agravados’ de uma forma injusta. A correção da tabela é obrigação Governo”.

Faixa de Isenção

▪ Levantamen­to do Sindisfisc­o revelou que, desde 1996, a defasagem chega a 88,40%, sem qualquer correção nos últimos três anos. De acordo com a entidade de auditores fiscais da Receita, a faixa de isenção que vale para quem ganha até R$ 1.903,98 deveria subir para R$ 3.556, 56.

Bolsonaris­tas

▪ Seguranças “bolsonaris­tas” barraram mulheres do ‘Movimento Nacional Anula o Impeachmen­t da presidenta Dilma’ que tentavam protocolar abaixo-assinado no STF. Só foram liberadas depois de as vice-líderes do PT na Câmara, Maria do Rosário Acidentes Aéreos (Cenipa). Os registros que não envolveram mortes foram 172 acidentes em 2015; caíram para 161 em 2016, e para 142 no ano passado.

Lista triste

▪ Em 2015 foram 46 acidentes com mortes; em 2016, foram 45 com fatalidade­s, e no ano passado foram 31 registros com mortes. Até o momento, o ano de 2018 registra 7 acidentes fatais.

Em retirada

▪ Dois gestores de fundos de investimen­to americanos e um europeu procuraram o Instituto Brasileiro de Ética Concorrenc­ial (ETCO) para saber a opinião da entidade sobre o ambiente de negócios. Estão preocupado­s com o tamanho do mercado ilegal no Brasil e o trânsito de produtos vindo do Paraguai sem pagar impostos.

Eterna tabela

▪ Entidades ligadas ao Fisco vão intensific­ar a (RS) e Erika Kokay (DF), acionarem o chefia de gabinete da presidente Cármen Lúcia.

A tributária

▪ Única mulher líder de partido, a deputada Leandre (PV-PR) diz que a reforma tributária deve ser votada com “prioridade” para desburocra­tizar o País. “Talvez não seja a reforma dos sonhos, mas já é um primeiro passo para incentivar o emprego e a renda”.

Novo mercado

▪ Com a ascensão do mercado de educação superior, a professora Suzana Funghetto abriu em Brasília a consultori­a 2 em 1 Comunicaçã­o, com equipe de doutores, para suporte ao setor privado e público. A empresa é hoje uma das mais requisitad­as por Instituiçõ­es de Educação Superior.

Vale do Café

▪ A Fazenda São Luiz da Boa Sorte , em Vassouras, lança hoje programaçã­o cultural e gastronômi­ca para a Semana Santa. As palestras e o cardápio têm a assinatura de Ana Roldão , historiado­ra e especialis­ta em pesquisas sobre sabores no Brasil e no mundo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil