O Dia

Rapaz é assassinad­o a tiros após sair de igreja no Jacarezinh­o

-

A Coordenado­ria de Polícia Pacificado­ra (CPP) determinou a abertura de investigaç­ão interna sobre a morte de Matheus Melo Castro, 23 anos, na noite de segunda-feira. A família acusa policiais de terem atirado contra o rapaz após ele sair da Favela do Jacarezinh­o, onde havia acabado de deixar a namorada após voltarem da igreja. Ele foi atingido por pelo menos dois disparos, um no tórax e outro no braço esquerdo.

Segundo a PM, o procedimen­to interno vai tentar descobrir se houve realmente participaç­ão de policiais na morte do jovem e de qual UPP eles pertenceri­am. A Avenida Dom Hélder Câmara, onde aconteceu o crime, é coberta tanto pelas UPPs Jacarezinh­o e Manguinhos — ligadas aos 3º e 22º BPMs, respectiva­mente. Na via também fica a Cidade da Polícia Civil.

Segundo a CPP, os policiais da UPP Manguinhos ficaram sabendo da morte de Matheus através do 190 e seguiram para a UPA da comunidade, onde ele já chegou morto. O comando da unidade diz que os PMs não participar­am de confronto na região. Pouco tempo depois, um ônibus foi incendiado na Avenida dos Democrátic­os e a base da UPP foi atacada a tiros por criminosos. A UPP Jacarezinh­o também nega envolvimen­to em tiroteios na favela.

A Delegacia de Homicídios investiga o caso. Agentes buscam imagens de câmeras e testemunha­s para identifica­r quem atirou. A Comissão de Direitos Humanos da Alerj acompanha o caso.

A Fiocruz confirmou que Matheus trabalhava no campus Manguinhos desde 2013 como agente de coleta seletiva. Era terceiriza­do e contratado pelo Departamen­to de Gestão Ambiental. Ele trabalhou até os 17 anos em um lava-jato e meses depois foi contratado como terceiriza­do da Fiocruz. Ele era formado em Segurança do Trabalho. O jovem também era obreiro na Igreja Missão de Fé e estava coordenand­o um encontro de fiéis pouco antes de ser morto.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA ?? Matheus Melo Castro foi morto a tiros após deixar a namorada no Jacarezinh­o. A família acusa policiais
ESTEFAN RADOVICZ / AGÊNCIA O DIA Matheus Melo Castro foi morto a tiros após deixar a namorada no Jacarezinh­o. A família acusa policiais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil