O Dia

HOMENAGENS À VEREADORA EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO

ONU, Google e jornais globais destacaram atuação da vereadora criada na Maré

-

A morte de Marielle Franco teve repercussã­o em todo o Brasil e no mundo. O partido espanhol Podemos enviou uma carta para a Comissão Europeia exigindo que bloco “condene” o assassinat­o da vereadora Marielle Franco e que as autoridade­s em Bruxelas suspendam as negociaçõe­s comerciais para fechar um acordo de livre comércio entre a Europa e o Mercosul.

O Escritório do Alto Comissaria­do das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) classifico­u como “profundame­nte chocante” o assassinat­o da vereadora.

Em nota, a porta-voz do Escritório da ONU, Liz Throssel, lembrou que Marielle era uma defensora dos direitos humanos que atuava contra a violência policial, pelos direitos das mulheres e de afrodescen­dentes em áreas pobres do Rio de Janeiro.

Uma semana antes da morte da vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL), o chefe da ONU para Direitos Humanos, Zeid Al Hussein, cobrou do governo brasileiro garantia da presença da sociedade civil na comissão criada para monitorar as ações militares da intervenre­adora ção federal no Rio de Janeiro. Marielle havia sido nomeada como relatora da comissão.

Ontem, a morte de Marielle foi o assunto mais comentado do Twitter em todo o mundo. O Google a homena- geou com uma publicação na rede com o nome da vereadora em fundo preto, chamando-o de “uma grande mulher na história do Brasil”.

Nos principais jornais do mundo, o assassinat­o da ve- foi tema de destaque. O El País citou que a Anistia Internacio­nal exigiu do governo investigaç­ão rigorosa.

O inglês The Guardian deu destaque aos protestos em todo o Brasil. “Marielle Franco foi uma política inovadora, que se tornou uma voz para as pessoas desfavorec­idas nas pequenas favelas, que são o lar de quase um quarto da população do Rio de Janeiro, onde a pobreza, a brutalidad­e policial e os tiroteios com traficante­s são rotineiros”, disse o jornal.

Também houve protestos em Lisboa e Nova York contra o crime que chocou não apenas o Rio.

 ??  ?? Parlamento europeu parou para lamentar a morte de Marielle Franco
Parlamento europeu parou para lamentar a morte de Marielle Franco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil